a verdadeira história do taekwondo

voce sabe que a historia do TKD é uma farsa ? TKD não  é uma arte milenar -english version 


O Taekwondo (t'aegwondo) é um esporte combativo coreano q que utiliza manobras múltiplas, bloqueios  e um conjunto relativamente grande de técnicas de chutes. Em 1971, a República da Coreia publicou uma história de taekwondo que reivindicou uma história indígena de quase 2000 anos e que atribuiu o desenvolvimento da arte aos reinos mais antigos da Coréia, aos antigos guerreiros Hwarang e ao antigo taekyon de esportes coreano. Embora a investigação baseada na documentação revelou uma história significativamente diferente, a República da Coreia continuou a abraçar esta história oficial, promovendo o esporte ea arte do taekwondo.

A seguinte série de artigos irá discutir a história do taekwondo, incluindo suas origens e desenvolvimento precoce, a política e os indivíduos que ajudaram a moldá-lo ea influência do karatê, chuan fa (chinês: "método de punho / arte", também conhecido como kung Fu) e taekyon. Esses temas incluirão o relacionamento do taekwondo com o karatê, os fundadores das primeiras organizações de taekwondo ea persistência das tradições e métodos de treinamento japoneses. Eles vão discutir os esforços para obscurecer a origem do taekwondo pelos líderes políticos da RPC desde o período imediatamente após a Guerra da Coréia até os dias de hoje, incluindo a criação do termo taekwondo, a unificação de múltiplas escolas e estilos ea marginalização dos mestres de artes marciais que Resistido a essas mudanças. Finalmente, os artigos irão ilustrar como o nacionalismo coreano e uma filosofia moderna e competitiva deram forma ao taekwondo moderno em uma arte marcial e esporte que difere significativamente daquele que emergiu do karate nas décadas de 1940 e 1950. Muita da informação nestes artigos é derivada do artigo do autor "a evolução do Taekwondo do karaté japonês", que apareceu nas artes marciais no mundo moderno, um texto publicado em 2003 por editores de Praeger.

do Tangsoodo e  Kongsoodo para o Taekwondo

Em setembro de 1954, a 29ª Divisão do Exército da República da Coréia (RPK), sob a liderança do General Choi Hong-hi (1918-2002), realizou uma demonstração tangsoodo para o Presidente da República da Coreia, Rhee Syng-man. A demonstração impressionou tanto Rhee que ele disse Choi que a instrução nesta arte deve ser dada a todas as tropas ROK. O Presidente também sugeriu que a arte fosse dada um novo nome com pelo menos alguma referência ao antigo esporte coreano de chute de taekyon (Kimm, 2000).

Por quase vinte anos depois da Segunda Guerra Mundial, os termos coreanos comuns para o karate eram tangsoodo e kongsoodo. Tangsoodo era a pronunciação coreana do karatê-do japonês, representada pelos caráteres do kanji que significam "a maneira da mão de China / Tang", e aludindo às raizes chinesas da arte. Esta ortografia e pronúncia comuns evoluíram do karate-jutsu japonês ("método / arte chinesa de mão") durante o período de 1915 a 1935 (Funakoshi, 1922/1997; McCarthy & McCarthy, 2001: 22, 27, 69). Esta mudança refletiu um desejo por parte da liderança japonesa de desenvolver programas de artes marciais que pudessem ser praticados como métodos de auto-refinamento e aptidão física, bem como desenvolver o yamato damashi ("espírito japonês"). Portanto, o uso do termo do ("caminho", do tao chinês) foi substituído pelo antigo termo jutsu ("método" ou "arte") (McCarthy & McCarthy, 1999: 26). Em 1935, o crescente nacionalismo japonês trouxe uma mudança do caráter China / Tang (pronunciado "kara") ao caráter que significa "vazio" (também pronunciado "kara"), refletindo também uma associação da prática das artes marciais japonesas com o Rinzai Zen Budismo (Funakoshi, 1935/1973, Guttmann & Thompson, 2001: 147, McCarthy & McCarthy, 2002: 22, 27, Redmond, 2000). A pronunciação coreana para a nova ortografia kanji foi kongsoodo ("mão vazia"), o equivalente ao karatê-do japonês moderno. Portanto, os termos tangsoodo e kongsoodo não representam diferentes artes marciais, mas são geralmente mais indicativos do período de tempo durante o qual os praticantes individuais coreanos aprenderam pela primeira vez o karatê (Madis, 2003).

No início de 1955, o general Choi Hong-hi reuniu um comitê de líderes políticos para discutir um novo nome para o karatê coreano. O comitê foi dividido entre aqueles alinhados com o Presidente Rhee que desejava chamar a arte taekyon-do e aqueles que preferem manter os termos atuais tangsoodo e kongsoodo (Kimm, 2000). Um pequeno grupo de outros indivíduos, incluindo Choi, sugeriu um compromisso, com o novo termo taekwondo, com tae referindo-se a "chutar", kwon significa "punho", e fazer sentido "caminho". Choi explicou mais tarde: "O meu objetivo completo para este encontro foi afastar-me das variações coreanas de pronúncia para o karate japonês, kongsoo e tangsoo" (Kimm, 2000: 51). Após a aceitação do novo mandato pelo comitê e pelo presidente Rhee, Choi imediatamente implementou seu uso nas duas escolas tangsoodo com as quais estava associado: a Odokwan (a escola da 29ª Divisão do Exército da República Popular da China) eo Chungdokwan, o mais antigo e Uma das duas maiores escolas civis (Kimm, 2000). Em última instância, levaria mais quinze anos, a pressão de várias ditaduras militares e os esforços de um funcionário da ROK particularmente influente para estabelecer uniformemente o taekwondo como o nome principal na comunidade coreana de karatê. Levaria ainda mais tempo para mudar taekwondo na arte única e esporte que se tornaria.
As primeiras escolas coreanas de Karate


As primeiras e algumas das mais influentes escolas de karatê coreano foram Chungdohwe (mais tarde chamado Chungdokwan), Songmookwan, Yunmookwan (mais tarde chamado Jidokwan), YMCA Kwanbop bu (mais tarde chamado Changmookwan) e Moodukwan, embora eventualmente mais de quarenta escolas Emergiriam, a maioria diretamente a partir desses cinco originais (Kang & Yi, 1999: 98). Estas escolas foram referidas coletivamente como "O Geh Ki Kan" (Hwang, 1995: 21). Todos foram estabelecidos na década de 1940, alguns pouco antes do final da Segunda Guerra Mundial, eo resto nos anos seguintes. Próximos artigos irão discutir essas escolas, outras escolas importantes e seus criadores em mais detalhes. No entanto, para entender o ambiente que gerou essas escolas, é necessário compreender alguns início do século 20 história da Coréia e alguns karatê história, particularmente as mudanças que ocorreram no karate no início do século XX.

Início da história do século 20 coreano
O Império Japonês
Durante os 1890s, o Japão expandiu seu império asiático do nordeste, including Coreia e Manchuria, apesar da resistência de China, de Coreia e de Rússia. O Tratado de Portsmouth, após a derrota do Japão contra a Rússia na Guerra Russo-Japonesa (1904-1905), colocou a Coréia sob a "orientação, proteção e controle" do Japão (Harrison, 1910). Sun-jong (1874-1926), o último rei da Dinastia Yi da Coréia (1389-1910), foi forçado a abdicar em 29 de agosto de 1910, finalizando a anexação da Coréia pelo Japão (Lee e Wagner, 1984: 313).                            na foto   Sun-jong, the last king of Koreas’s Yi Dynasty


A Coréia foi administrada por uma série de governadores-gerais japoneses de 1910-1945. Sua regra variou de severidade do paternalismo à repressão cruel, mas consistentemente colocou os coreanos nativos no papel de cidadãos de segunda classe (Lee e Wagner, 1984: 346). No entanto, como sujeitos do domínio japonês, os coreanos foram obrigados a participar na política imperial do Japão em toda a Ásia Oriental (Breen, 1996: 105).                                  

Quase um milhão de coreanos migraram para Manchúria para oportunidades de emprego durante este período (Schumpeter, 1940: 70). A South Manchurian Railway, uma imensa e multifacetada empresa japonesa, empregava grande parte desses migrantes coreanos. A South Manchurian Railway era semelhante em tamanho e propósito à antiga British East India Company, bem como a algumas corporações modernas como Haliburton ou Bechtel. O verdadeiro propósito da South Manchurian Railway era funcionar como um veículo primário da expansão japonesa na China sob o pretexto de desenvolver a indústria privada local ea criação de empregos. Os coreanos da Manchúria trabalhavam na madeira, na agricultura, na mineração, no petróleo e na indústria pesada, e constituíam a maioria das forças de segurança de status inferior (Jones, 1949: 33).

Manchuria declarou a independência da China em 1932, apoiado por forças japonesas, tornando-se um estado "fantoche" do Japão chamado Manchukuo sob a liderança cerimonial de Henry Pu Yi (1906-1967), o último rei da dinastia chinesa Ching.

Henry Pu Yi
Durante a Segunda Guerra Mundial, o número de coreanos residentes (muitas vezes involuntariamente) no Japão cresceu de um milhão em 1940 (Schumpter, 1940: 70) para 2,4 milhões (Chin, 2001: 59). Muitos trabalharam na mineração e fábricas, enquanto outros foram forçados a trabalhar como servo e como "mulheres de conforto" para apoiar o esforço de guerra japonês.

Alguns coreanos não resistiram ao governo japonês, e de fato prosperaram sob ele. Muitos coreanos opulentos optaram por enviar seus filhos para estudar em universidades japonesas e escolas preparatórias, dando a esses alunos os contatos ea educação necessários para se tornarem líderes bem-sucedidos em uma sociedade dominada pelos japoneses (Lee, Jeong-kyu, 2002a). A maioria das principais universidades japonesas tinha estabelecido clubes de karatê entre 1922 e 1940, sob a direção de instrutores de Okinawa como Funakoshi Gichin, Mabuni Kenwa, Miyagi Chojun (que visitou mas não morava no Japão), Toyama Kanken e seus assistentes.

A modernização do Karate e sua chegada ao Japão
Anko Itosu
A introdução do karatê nas escolas públicas de Okinawa começou em 1901 (Bishop, 1989; 102). Anko Itosu (1832-1915), um líder e inovador da linhagem Shorin-ryu ("escola Shaolin"), pilotou este desenvolvimento. Itosu modernizou e criou muitas das formas (katas) que são praticados no karate hoje. Exemplos incluem os kata  pinan, que eram uma série de cinco formas projetadas para avançar os alunos do início ao nível intermediário em um ambiente de classe (Cook, 2001: 52). Itosu também tinha ensinado e orientado muitas das principais figuras do karatê moderno, incluindo Funakoshi, Mabuni, Motobu e Toyama.
Itosu também abraçou a promoção do karatê como um meio de desenvolver o espírito japonês, o que contribuiu para a aceitação e popularidade do karatê no Japão (Bishop, 1989: 103; Cook, 2001: 25). A introdução do karatê na educação pública representou uma grande mudança de uma antiga tradição de ensino altamente seletivo, privado e secreto para uma abordagem mais liberal, pública e congregacional. Isso representou uma grande mudança filosófica que também resultaria em mais mudanças biomecânicas na prática do karatê.
 Gichin Funakoshi e Jigoro Kano



Funakoshi Gichin (1868-1957) foi convidado a demonstrar o karatê de Okinawa em 1917 no Dai Nippon Butoku kai (Associação de artes marciais líder do Japão, estabelecida em 1895) em Kyoto, no Japão. Diversos anos mais tarde, Funakoshi foi escolhido para apresentar uma exposição do karatê na primeira mostra atlética nacional do Ministério da instrução japonesa que ocorreu em Tokyo em abril de 1922. Após esta exposição, Funakoshi foi incentivado permanecer em Tokyo pelo fundador do judo Kano Jigaro e outro Principais figuras da educação e cultura japonesas. Pouco tempo depois, Funakoshi começou a ensinar karatê em 1922 no meisi juku (dormitório estudantil de Okinawa) na Universidade do Japão em Tóquio (Funakoshi, 1975: 69-71). Ele também ensinou karatê de 1923-1924 na escola kendo de Nakayama Hakudo (1859-1958), na época considerado o primeiro espadachim do Japão (Madis, 2003: 286). Como o interesse no karatê cresceu no Japão, Funakoshi começou a estabelecer salas de treinamento (japonês, dojo, em coreano dojang) em toda a área de Tóquio, começando com a Universidade de Keio em 1924 e a Universidade de Tóquio em 1926. Em 1935, Funakoshi havia estabelecido mais de 30 dojo, A maioria dos quais estava associada a instituições educacionais (Cook, 2001: 76; Funakoshi, 1975: 75).

Motobu Choki Kanbun Uech Mabuni Kenwa Miyagi Chojun Toyama Kanken



Outros instrutores de Okinawa viam o sucesso de Funakoshi como uma oportunidade para promover o karatê e talvez ganhar a vida de ensinar no Japão. O instrutor Okinawan Motobu Choki (1870-1944) tinha ensinado o karatê em Osaka, Japão já em 1921. Apesar de suas habilidades respeitadas, Motobu não era fluente em japonês, um educador público estabelecido como Funakoshi, nem tinha sido oficialmente convidado para Apresentar a arte no Japão. Embora ele permanecesse no Japão ensinando karatê até 1941, sua influência era muito menor do que Funakoshi (Ross, 2002). Seguindo a liderança de Funakoshi e Motobu, outros instrutores de Okinawa vieram ao Japão, incluindo Uechi Kanbun (1877-1948) em 1924, Mabuni Kenwa (1889-1952) em 1928, Miyagi Chojun (1888-1953) em 1928 (que visitou, mas Viveu em Okinawa), e Toyama Kanken (1888-1966) em 1930 (McCarthy e McCarthy, 1999: 18, 126). Mabuni, com o encorajamento de Kano Jigaro e Funakoshi Gichin, estabeleceu numerosas escolas em Osaka, incluindo várias universidades, como a Universidade Kansai Gakuin (McCarthy & McCarthy, 1999: 18). Toyama estabeleceu o Shudokan de Tokyo em 1930 e ensinou na universidade de Nihon. Estes clubes japoneses de karatê universitário tornaram-se o campo de treinamento de artes marciais para alguns estudantes coreanos, estabelecendo as bases do que se tornaria tangsoodo, kongsoodo e eventualmente taekwondo (Madis, 2003: 191-202).
Yabu Kentsu
Contrariamente à crença popular, a maioria das tradições e protocolos que são praticados em escolas modernas de artes marciais não vêm das tradições de ensino de mil anos de idade artes marciais. Muitas são inovações modernas, tendo sido introduzidas no início do século 20, quando a instrução pública de artes marciais estava na infância. Enquanto numerosos indivíduos contribuíram para estes desenvolvimentos, um dos mais influentes e notáveis ​​foi o instrutor Okinawan Yabu Kentsu (1866-1937).

Yabu Kentsu (1866-1937), estudante de Matsumura Sokon (1809-1901) e Itosu Ankoh, também tinha servido na China como oficial do exército japonês
(Kim, 1974: 64-66; Svinth, 2001).
Ele e seu contemporâneo Hanashiro Chomo (1869-1945) foram instrutores primários para Itosu em escolas públicas de Okinawa. Yabu introduziu numerosos procedimentos, com base em sua experiência como oficial do exército, para facilitar o ensino público, baseado em sala de aula de karatê. Muitas dessas inovações ainda são praticadas em escolas de karatê em todo o mundo, incluindo os estilos coreanos. Eles incluíram
Curvando-se ao entrar no salão de treinamento
Alinhar os alunos em ordem de classificação
Aula de abertura com formalidades específicas ou sinais de respeito.
Meditação sentada (uma prática budista desenvolvida no Japão como resultado da influência do kendo ("maneira da espada", coreana: kumdo)
Treinamento sequencial, incluindo exercícios de aquecimento, fundamentos, formas e prática de sparring.
Responder ao instrutor com reconhecimento alto e respeitoso
Classe de encerramento com formalidades semelhantes à classe de abertura (Cook, 2001: 26-28, 52-53; Donahue, 1993; Ryozo, 1986)
Muitas dessas práticas já haviam sido implementadas no treinamento de judo e kendo e refletiam uma mistura de educação militar e física européia com o neoconfucionismo japonês, o militarismo ea educação física (Abe, Kiyohara e Nakajima, 1990/2000, sexta-feira, 1994 , Guttmann e Thompson, 2001). No entanto, esses procedimentos não existiam na China (no Templo de Shaolin ou de outra forma) ou no karate de Okinawa antes de Yabu; Nem fizeram parte da prática do taekyon na Coréia (Pederson, 2001: 604).


Os métodos modernos de Yabu foram amplamente adotados por outros instrutores de Okinawa no Japão, incluindo Mabuni, Funakoshi e Toyama. Esses procedimentos de treinamento, que não foram encontrados em livros de karatê e manuais de instrução (Noble, 1995), tornaram-se padrão para o treinamento coreano de karatê e taekwondo e indicam claramente uma profunda influência japonesa.
O uso de uniformes de artes marciais de algodão branco (japonês: dogi, coreano: dobak) e cintos de classificação coloridos são relativamente recentes, tendo sido introduzidos no Japão no final do século XIX pelo fundador de judo Kano Jigoro (Cunningham, 2002; Harrison, 1955/1982 : 43-44). Funakoshi Gichin desenhou seus uniformes de karatê com base nos uniformes de Kano, introduzindo-os em suas aulas de karatê por volta de 1924 (Guttmann e Thompson, 2001, 147; McCarthy e McCarthy, 2001: 130). Antes destes uniformes, os estudantes praticavam com roupas soltas ou, na subtropical Okinawa, com a menor roupa possível. Os uniformes modernos do taekwondo, até e inclusive o uniforme do taekwondo do esporte moderno introduzido nos 1980s, são essencialmente idênticos aos usados no karaté, fornecendo a evidência adicional da influência japonesa.

Segunda parte: As primeiras escolas coreanas: as escolas de Shotokan

Lee Won-kuk e o Chungdokwan

Lee Won-kuk, o fundador da primeira escola TangSooDo, o Chungdohwe
Lee Won-kuk (1907-2003) é considerado por alguns como o fundador do taekwondo. Ele foi um dos primeiros coreanos a estudar karatê no Japão e ele estabeleceu a primeira escola de tangsoodo (e o que eventualmente se tornaria taekwondo) em Seul, Coréia, em 1944. Ele também exerceria uma profunda influência no desenvolvimento da arte através de sua Instrução de muitos dos futuros líderes do taekwondo (Kang & Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 1, Lee, 1997, Massar & St. Cyrien, 1999).
Lee Won-kukO fundador da primeira escola TangSooDo, o Chungdohwe

Lee Won-kuk nasceu em 13 de abril de 1907 no que é agora a Coréia do Sul. Pouco se sabe de sua juventude, exceto que ele foi para Tóquio em 1926 para frequentar a escola secundária. No início do século 20 Coréia, a maioria das crianças começou a escola primária cerca de 11 anos, e, portanto, frequentou a escola secundária em idades mais recentes do que nos dias de hoje. Lee, posteriormente, frequentou a Universidade Chuo (Japão: "central") em Tóquio, onde estudou o karatê Shotokan sob Funakoshi Gichin e seu filho Funakoshi Yoshitaka (Gigo).
Funakoshi Gigo
Instrutor sênior em vários karates universitários japoneses
Clubes sob seu pai Funakoshi Gichin
O clube do karaté da universidade de Chuo foi estabelecido algum dia entre 1928 e 1935 (Cook, 2001: 76). Considerando-se quando Lee teria entrado na Universidade de Chuo, o mais cedo que ele poderia ter estudado karatê teria sido 1929 ou 1930. Se assim for, ele certamente teria sido um dos primeiros estudantes de karatê no Japão, até mesmo pelos padrões japoneses. Embora Lee nunca tenha especificado sua classificação no karatê Shotokan, costuma-se pensar que é o 2º ou 3º dan (japonês / coreano: "grau de faixa preta"), baseado em várias pistas. Lee afirmou, em uma entrevista telefônica em 2000, que ele tinha recebido o "mais alto" rank disponível na época (Uesugi, 2000). No entanto, em uma entrevista conduzida pelo historiador do karaté Graham Noble, notou o historiador e instrutor Taiji Kase do Shotokan afirmou que, em 1944, havia apenas três estudantes (exceto os instrutores assistentes de Funakoshi) que detêm o 4º rank dan: Hayashi, Hironishi e Uemura. Kase acrescentou que se lembra de um estudante coreano que recebeu a classificação de 2º dan e que mais tarde retornou à Coréia, embora Kase não tenha se lembrado do nome da pessoa (Graham Noble, comunicação pessoal, julho de 2000). Seja qual for a sua posição pode ter sido, Lee foi reconhecido como o médico sênior e líder do karate Shotokan no pós-Segunda Guerra Mundial Coréia.
Lee não especificou, em nenhuma entrevista, o que ele fez desde a sua formatura na Faculdade de Direito da Universidade de Chuo até seu retorno à Coréia em 1944. No entanto, ele declarou em numerosas ocasiões que visitou Okinawa e vários lugares na China, Incluindo centros para chuan fa (chinês: "método do punho", kung fu) em Shanghai e na província de Honan. Se isto era como um membro do exército japonês ou de outra maneira é desconhecido. No entanto, suas conexões com a liderança japonesa o ajudaram quando ele voltou para a Coréia, pois ele encontrou emprego com o Ministério dos Transportes (Uesugi, 2000). Mais importante ainda, depois de três pedidos, Lee recebeu permissão em 1944 do governador japonês Abe Nobuyuki para ensinar karatê a japoneses e pouco depois a um seleto grupo de coreanos (Lee, 1997; Massar & St.Cyrien, 1999). Lee deu o nome de sua escola (coreano: dojang, japonês: dojo) ao Chungdohwe (coreano: "Blue Wave Association") e as aulas aconteceram no ginásio da escola Yungshin em Seul (Kang e Lee, 1999: Capítulo 1, . Lee chamou sua arte tangsoodo (Hwang, 1995: 26, Massar e St. Cyrien, 1999), a pronunciação coreana de meados de 1920 de Funakoshi ortografia de "karate-do", usando o Tang / China personagem.

Treinamento no Chungdohwe naquele tempo refletiu o treinamento que Lee tinha recebido no Japão com Funakoshi Gigo, que era o terceiro filho de Funakoshi Gichin eo instrutor sênior em várias de suas escolas. O Chungdohwe enfatizou bases fortes, formas (coreano: hyung, japonês: kata), uso do poste marcante (japonês: makiwara, coreano: tal yul bong) e incluiu sparing de um único passo e sparring de três passos (Cook, 2001). : 76-96, Lee, 1997, Massar & St. Cyrien, 1999). Em uma entrevista de 1999, Lee afirmou que sua instrução "... que seu  TangSooDo consistia de dez técnicas mão e oito técnicas de chutes . As técnicas de mão eram soco, lança-mão, palma, mão de faca, mão interna de cume (entre polegar e indicador), dedos gêmeos, dedo único, punho traseiro e punho de tigre. As técnicas de pontapés consistiam em chutes dianteiros, laterais, redondos e traseiros, que eram dirigidos a vários níveis do corpo "(Massar & St.Cyrien, 1999).
Chunghwa foto. Lee Won-kuk centro da primeira fila.
Lee estava ciente do significado social de sua instrução do karaté. Ele afirmou, em uma entrevista de 1997 para Taekwondo Times, "As lições eram populares e muitas pessoas queriam o treinamento. Tínhamos que ter o cuidado de recrutar e manter apenas os melhores e mais motivados alunos. Os alunos que mantivemos incluídos algumas das figuras proeminentes no taekwondo moderno. Trabalhamos duro para manter a qualidade da instrução e nossos alunos, e para promover tangsoodo como uma influência positiva na sociedade coreana. Nosso objetivo principal era instilar disciplina e honra em jovens que ficaram sem uma orientação moral forte naqueles tempos difíceis "(Lee, 1997).
Yun Cae, chefe da polícia nacional da Coréia, se aproximou de Lee em 1947 com uma oferta. Yun disse a Lee que, se ele convencesse sua associação de 5000 membros a se unir ao partido político do presidente, ele seria recompensado com uma nomeação como ministro da Coréia Dos Assuntos Internos. Lee se recusou e mais tarde explicou: "Eu estava preocupado que o motivo do governo para matricular 5000 artistas marciais no partido do presidente não fosse promover a justiça, então recusei educadamente a oferta" (Lee, 1997). Lee, sua esposa e vários de seus melhores alunos foram presos e acusados de serem pró-japoneses e um grupo de assassinos. Isso é irônico porque, de acordo com o notável historiador coreano Lee Jeong-kyu, "durante os 12 anos do governo de Syngman Rhee (1948-1960), 83% dos 115 ministros eram agentes ou colaboradores japoneses sob o domínio colonial japonês" (Lee, 2002a ).
A liberação de Lee ocorreu em 1950, graças em parte à súplica de Yu Chang-jun, o secretário pessoal do presidente Rhee. Após sua libertação, Lee e sua esposa ainda estavam extremamente desconfortáveis ​​com a situação política na Coréia e retornaram como refugiados políticos para o Japão (Lee, 1997; Massar & St. Cyrien, 1999). Pouco tempo depois, a Coréia sofreu perdas devastadoras e interrupções da vida cotidiana da guerra entre a Coréia do Norte e a Coreia do Sul. Portanto, desde a sua prisão em 1947 até o tempo do armistício (terminando a guerra) em 1953, vários estudantes de Lee estabeleceram suas próprias escolas. Estes indivíduos incluíram Hwang Kee (Moodukwan), Kang Suh-chang (Kukmookwan), Nam Tae-hi, sob a direção de Choi Hong-hi (Ohdokwan), Lee Yong-woo (Jungdokwan), Ko Jae-chun (Chungryongkwan) (Kang & Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 1, Massar & St. Cyrien, 1999). Pouco depois da partida de Lee para o Japão, seu filho Duk-sung assumiu a liderança do Chungdohwe, renomeando-o Chungdokwan ("Instituto Blue Wave") em 1951.
Filho Duk-sung assumiu a liderança do Chungdohwe em 1951, eventualmente renomeando-o Chungdokwan
Lee emigrou do Japão para os Estados Unidos em 1976 com a assistência do General William Westmoreland, que estudara com Lee quando este ensinou artes marciais ao pessoal militar americano durante a Guerra do Vietnã na década de 1960 (Lee, 1997). Lee viveu o resto de sua vida com sua esposa Lee Young-do em Arlington, Virginia, praticando caligrafia e acupuntura, e concedendo entrevistas ocasionais. Ele morreu de pneumonia na idade de 95 em 02 de fevereiro de 2003, no Hospital Arlington.


Ro Byung-Jik e o Songmookwan Fundador do Songmookwan
Ro Byung-jik nasceu em 13 de julho de 1919 na pequena cidade de Kaesong, que está localizada na Coréia do Norte, muito perto da zona desmilitarizada entre as duas Coreias. Pouco foi escrito sobre a juventude de Ro, embora seja relatado que ele era o quarto filho em sua família e, por causa de sua fragilidade como um jovem, ele começou a escola primária um ano depois do que era então costumeiro na Coréia (WSA, 2010) , Então provavelmente aos doze anos de idade. Ro posteriormente foi para o Japão para a educação em 1936. Embora seja relatado que ele frequentou a Universidade Chuo (em Tóquio) em 1936 (WSA, 2010), isso é altamente improvável. Se ele tivesse entrado na escola primária em 1931, então (se esses relatórios forem verdadeiros) ele teria completado sua educação primária e secundária (naquele tempo, um curso de 8 anos) em cinco anos. O ensino pré-universitário do Japão na época consistia de cinco anos de ensino fundamental e três anos de ensino secundário não obrigatório, com muitas instituições de ensino secundário sendo escolas preparatórias para universidades específicas. Portanto, é mais provável que Ro foi para o Japão em 1936 com a idade de dezessete para assistir a escola secundária preparatória e, em seguida, faculdade. Isso foi muito comum para os coreanos de elite durante os anos de ocupação japonesa da Coréia. Esta explicação é compatível com muitas das breves biografias de Ro, afirmando que sua educação no Japão começou em 1936 e que ele retornou à Coréia em 1944, após a graduação da Universidade de Chuo (WSA, 2010).

Enquanto frequentava a Universidade de Chuo, Ro treinou em karatê no clube universitário de karatê sob a direção de Funakoshi Gichin, fundador da escola Shotokan de karatê. O principal instrutor (a pessoa que dirigia as aulas) era Funakoshi Yoshitaka (Gigo), terceiro filho de Funakoshi Gichin (Karate-do, 2001; Jotaro, 2001; Togawa, 2001). O fundador de Chungdokwan, Lee Won-kuk, que havia freqüentado a Universidade de Chuo mais cedo e também treinado no karate de Shotokan com Funakoshi, lembra-se de conhecer Ro em 1940 (Uesugi, 2000). Isso faz sentido, considerando as datas em que Ro teria frequentado a Universidade de Chuo. Ro recebeu o grau de shodan (faixa-preta de 1º grau, coreano: chodan) no karatê de Shotokan enquanto na Universidade de Chuo (Kang & Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 5, WSA, 2010, Uesugi, 2000)

Ro retornou a Kaesong, Coréia em 1944, e começou a ensinar karatê em 11 de março de 1944 a jovens na Escola de Arco e flecha de Kwandukjung (Losik, 1999; WSA). O recrutamento de coreanos para o exército japonês atingiu seu auge em 1944, por isso faz sentido que os alunos de Ro seriam principalmente crianças neste momento. Esta escola durou apenas alguns meses.

Segundo Lee, Won-kuk, Ro trabalhou como policial durante o último ano da Segunda Guerra Mundial (1944-1945) no distrito de Mapu-gu em Seul, Coréia até a independência da Coréia em 15 de agosto de 1945. Lee acrescentou que ele era Capaz de conceder a Ro um status de instrutor naquela época, para que Ro pudesse ensinar legalmente karate (Uesugi, 2000).

Ro retornou a Kaesong, Coréia em 1944, e começou a ensinar karatê em 11 de março de 1944 a jovens na Escola de Arco e flecha de Kwandukjung (Losik, 1999; WSA). O recrutamento de coreanos para o exército japonês atingiu seu auge em 1944, por isso faz sentido que os alunos de Ro seriam principalmente crianças neste momento. Esta escola durou apenas alguns meses.

Segundo Lee, Won-kuk, Ro trabalhou como policial durante o último ano da Segunda Guerra Mundial (1944-1945) no distrito de Mapu-gu em Seul, Coréia até a independência da Coréia em 15 de agosto de 1945. Lee acrescentou que ele era Capaz de conceder a Ro um status de instrutor naquela época, para que Ro pudesse ensinar legalmente karate (Uesugi, 2000).

Ro voltou a Kaesong depois da Segunda Guerra Mundial, reabrindo seu dojang em 2 de maio de 1946, e chamando-o de Songmookwan. Canção tem vários significados. É a pronúncia do personagem que representa o pinheiro, conhecido na Coréia pela sua força, flexibilidade e cor verde profundo. Também se referiu ao berço de Ro, Kaesong, chamado Songdo quando era a capital da antiga dinastia Koryo. Finalmente, a canção é também uma referência ao treinamento prévio de Ro em Shotokan, que é pronunciado "songdokwan" em coreano. Moo é a pronúncia do caráter que significa "marcial" e kwan significa "instituto". Ro chamou sua arte tangsoodo (Kang & Lee, 1999: Capítulo 2, Seção 1), embora durante a década de 1950 e muito mais tarde, ele iria chamá-lo de kongsoodo. Essa escola, como a primeira, durou apenas alguns meses, devido ao afastamento e ao tamanho de Kaesong (Kang & Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 5, Losik, 1999) e / ou devido a condições econômicas e de vida desesperadas Perto do fim da Segunda Guerra Mundial (Losik, 1999; WSA).

Embora Kaesong fosse uma parte de Coreia do Sul após o estabelecimento da República Democrática Popular da Coreia (PDRK, "Coréia do Norte") em 9 de setembro de 1948, foi o cenário de muita guerra durante a Guerra da Coréia (1950-1953), e Ele veio sob o controle de PDRK em 1951. Como muitos cidadãos de ROK, Ro fugiu para a cidade sul-coreana de Pusan ​​durante a Guerra da Coréia. Perto do fim da guerra, ele e outros instrutores coreanos discutiram o estabelecimento de uma organização para unificar e estabelecer padrões para as escolas de karatê (Kang & Lee, 1999: Capítulo 2, Seção 2). Ro retornou a Seul no fim da guerra em 1953, onde estabeleceu novamente o Songmookwan (Kang & Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 5, WSA, 2010).

O ensino de Ro no Songmookwan refletiu suas raízes de Shotokan, enfatizando noções básicas, formas, treinamento de makiwara e sparring de estilo Shotokan (Kang & Lee, 2000: Capítulo 1, Seção 5), incluindo sparring de um passo e três passos, bem como Sparring livre, que ainda estava em sua infância nas escolas Shotokan, enquanto Ro frequentou a escola no Japão. De acordo com Lee, Young-sup, um dos primeiros alunos de Ro, o sparring livre só deveria ser praticado por aqueles com o grau de 4º gup (nível abaixo do faixa-preta, japonês: kyu), um nível intermediário, normalmente denotado pelo cinto marrom ou vermelho ; E acima (Kang & Lee, 2000: Capítulo 1, Seção 5). Lee também afirmou que, quando esta regra foi quebrada, todo o dojang foi responsabilizado (Kang & Lee, 2000: Capítulo 1, Seção 5). Sua abordagem contrasta com as modernas escolas de taekwondo, muitas das quais permitem e incentivam sparring livre da primeira classe do aluno.

Ro participou na criação da Associação Coreana Kongsoodo (KSA) em 25 de maio de 1953, servindo como seu diretor executivo. Os objetivos da KSA eram unificar e estabelecer padrões para as escolas coreanas de karatê e fornecer certificação oficial e emissão de graus de dan (grau de faixa preta) aos membros. Ao longo das décadas de 1950 e 1960, Ro participou ativamente em associações de unificação e discussões entre os vários coreanos karate kwan (coreano: "institutos"), incluindo a Associação Coreana de Taekwondo (KTA) em 1959 (servindo como vice-presidente) ea Korean Taesoodo Association in 1961 (Kang & Lee, Secções 4-10). Ele serviu como presidente da KTA de 1966-1967, bem como um conselheiro para a Associação Mundial de Taekwondo (Songmookwan). Apesar de sua flexibilidade em discutir e considerar mudanças significativas no nome e administração do karatê coreano, ele estava entre a primeira geração de instrutores que aderiram aos métodos e formas tradicionais de treinamento de karatê, e que preferiam chamar suas artes kongsoodo ou tangsoodo, em vez de taekwondo Ou taesoodo (Kang & Lee, 1999: Capítulo 2, Seção 10). Portanto, como outros pioneiros de taekwondo, Ro se viu marginalizado como taekwondo sofreu mudanças drásticas na década de 1970. Seu filho, Ro Hee-sang, mudou-se para os Estados Unidos (Minneapolis, MN) em 1976 para estabelecer a Associação Mundial Moo Kwan Song e para continuar o legado de sua família.

Chun Sang-sup e o Yunmookwan
Como foi o caso com a maioria dos primeiros pioneiros do karatê coreano, Chun Sang-sup (datas desconhecidas) veio de um fundo de elite (afluente e não em conflito com a ocupação japonesa) (Kang e Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 2 ), E foi enviado assim ao Japão para sua instrução mais elevada. Chun estudou judô como um jovem (Kang & Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 2), embora fontes conflitem sobre aquele treinamento que ocorre na Coréia ou quando ele freqüentou a escola secundária no Japão (Kang & Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 2 ). Mais tarde, enquanto frequentava a Universidade de Takushoku, em Tóquio, Chun também se formou no clube de karatê da universidade (Lee Chong-wu, 2001; Lee Chong-wu, 2002). O mestre de Okinawan, Gichin Funakoshi, supervisionou a instrução lá, mas como era o caso com outros clubes, o instrutor sênior ativo era o terceiro filho de Funakoshi, Yoshitaka (Gigo). Essa escola particular foi o campo de treinamento inicial para muitos dos famosos mestres de karatê do Japão, incluindo Hirokazu Kanazawa, Keinosuke Enoeda, Masatoshi Nakayama, Hidetaki Nishiyama, Teruyuki Okazaki,  e muitos outros.

O Choson Yunmookwan tinha sido estabelecido cedo durante a ocupação japonesa como um clube do judo (yudo) com Lee Kyung-suk (datas desconhecidas) como o diretor da escola (Lee Chong-wu, 2001). Um relatório dá a data de criação como 1931 (Losik, 2001). Quando Chun Sung-sup retornou do Japão antes do fim da Segunda Guerra Mundial, ele foi contratado por Lee para ensinar o judo e o kongsoodo (coreano: "karate"). Após a Segunda Guerra Mundial, Chun mudou a escola de sua localização original em Seul para a área Chunbuk de Chunju. Esta nova escola, rebatizada de Yunmookwan Kongsoodo Bu, foi inaugurada em 3 de março de 1946 e dedicada especificamente ao estudo do kongsoodo (Kang & Lee, 1999, Capítulo 1, Seção 2).

O Yunmookwan cresceu rapidamente, graças ao ensino organizado de Chun, que ofereceu aulas iniciais, intermediárias e avançadas. Uma escola do ramo foi estabelecida em Kunsan em 1947, seguida por outras filiais em Kinsan, Yiri, Namwon e Changup. (Kang e Lee, Capítulo 1, Seção 2). De 1946 a 1949, os Yunmookwan e os Chungdohwe foram as principais escolas coreanas de karatê (Hwang, 1995: 26). À medida que crescia a afiliação de Yunmookwan, Chun conseguiu contratar Yun Byung-in e Yun Kwei-byung como instrutores (Lee, 2002b, Lee Se, 2002, Losik, 2001). Ambos esses indivíduos tinham reputações distintas no Japão, e ambos tinham recebido fileiras mestre em karatê do mestre Okinawan Kanken Toyama. Mais será escrito sobre eles em um próximo artigo. No entanto, Yun Byung-in logo depois fundou sua própria escola, o Seoul YMCA Kwonbop Bu, e Yun Kwei-byung (que também ensinava karatê em duas universidades coreanas) tornou-se o instrutor sênior no Yunmookwan.
Chun Sung-sup desapareceu durante a Guerra da Coréia. Relatos de seu desaparecimento variam de ser seqüestrado por norte-coreanos até sua morte ou captura enquanto faz uma missão voluntária na Coréia do Norte (Kang e Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 2, Park, 1989: 4). Deve-se notar que o desaparecimento dos coreanos, principalmente por seqüestros (e alguns, possivelmente por repatriamento voluntário), foram comuns durante a Guerra da Coréia e até mesmo ocorreram nos últimos anos (KWAFU, 2006). Após o desaparecimento de Chun em 1950, Yun Kwei-byung assumiu a liderança do kwan, eventualmente renomeando-o como Jidokwan (Kang & Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 2). Mais será escrito sobre o Jidokwan em um próximo artigo.

Lee Kyo-yun, um dos alunos de Chun do Yunmookwan original, retornou a Seul no final da Guerra da Coréia, em 1953. Ele ensinou o que chamou de tangsoodo em vários locais, estabelecendo um dojang chamado Hanmookwan em 1956 (Kang e Lee , 1999: Capítulo 1, Seção 8).

Parte Três: As Primeiras Escolas Coreanas: As Escolas Shudokan
Toyama Kanken, fundador do Tokyo Shudokan.











Yun Byung-in eo YMCA Kwonbopbu

Yun Byung-in (1920-1983) nasceu em Mu-sun, Manchuria em 20 de maio de 1920 (McLain, abril de 2009). Mu-sol era uma cidade pequena situada perto de Hsinking (agora chamado Changchun) na província de Jilin de Manchuria. A Manchúria, uma grande região do nordeste da China, tornou-se o estado fantoche controlado pelos japoneses de Manchukuo de 1932-1945. Hsinking, um grande centro da indústria, transformou-se a capital de Manchukuo em 1932. A província de Jilin teve a população étnica coreana a maior de algumas das três províncias de Manchuria no 20o século adiantado, e faz ainda a este dia.


Yun era o segundo de três filhos de Yun Myong-keun, o proprietário de uma destilaria. Seu avô, Yun Young-hyun, era um coreano de nascimento nobre que tinha sido nomeado como um administrador principal dos distritos de ilha coreanos de Gojae e Tong-young durante os últimos anos da Dinastia de Yi (1392-1910 A.D.). Yun Young-hyun mudou sua família para a Manchúria depois de perder essa posição depois da anexação japonesa da Coréia em 1909 (McLain, abril de 2009).

Yun freqüentou a escola primária e secundária (na época, um programa de oito anos) em Manchukuo e se formou em 1938. Segundo Kim Pyung-soo, o fundador de Chayon-ryu e uma pessoa que dedicou uma enorme quantidade de tempo para recuperar Muito do legado de Yun, Yun começou a estudar quanfa (chinês: "arte do punho" / chuan fa) durante seus anos de escola primária. Aparentemente, naquela época (década de 1930), a maioria dos instrutores de quanfa em algumas áreas da Manchúria eram mongóis, e este foi o caso do instrutor de Yun (McLain, abril de 2009). No entanto, o nome do instrutor é ainda desconhecido depois de todos esses anos, o que é lamentável, considerando o impacto significativo que ele disse ter tido sobre Yun e seu legado. Nem Yun nem seus alunos tinham ou haviam especificado o nome de seu instrutor ou o estilo específico de quanfa que ele teria estudado. No entanto, com base no legado de Yun (Yates, 1991), parece que ele pode ter estudado changquan (chinês: "punho comprido") e, possivelmente, o estilo Yang de taijiquan (Madis, 2003). ). O estilo Yang de taijiquan estava sendo ensinado liberalmente a não-chineses durante o início do século XX (Draeger e Smith, 1969: 35-39, Harvey Kurland, comunicação pessoal, 21 de março de 2000, Robert Smith, comunicação pessoal, 31 de dezembro de 1999 ). Isso também era verdade para changquan, mas em muito menor extensão (Hsu, outubro de 1986). Além disso, a possibilidade de o instrutor de Yun ser mongol pode explicar até certo ponto como um jovem coreano foi capaz de estudar quanfa chinês. Outros fatores que podem ter afetado isso foram a riqueza da família Yun e a natureza séria, sinceridade e inteligência de Yun (McLain, abril de 2009).


Yun foi para Tóquio, no Japão, no final de 1938, para estudar agricultura na Universidade de Nihon (Kang & Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 4, McLain, abril de 2009). Yun também estudou karatê na Universidade de Nihon sob o instrutor Okinawan Toyama Kanken (1888-1966), fundador do karatê Shudokan (Kang & Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 4, Madis, 2003). Toyama, cujos principais instrutores foram Itosu Ankoh, Higashionna Kanryo, Aragaki Angichi e Azato Ankoh, também estudou quanfa durante seus anos como professor de escola primária em Taiwan (1924-1930), pouco antes de sua mudança para Tóquio, em 1930. Para várias fontes, Toyama ficou impressionado com a habilidade quanfa de Yun e os dois trocaram conhecimento (Kang & Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 4, Madis, 2003, McLain, abril de 2009). Yun logo se tornou o capitão da equipe de karatê da Universidade de Nihon e, eventualmente, recebeu um certificado de mestre e o grau de quarto dan (japonês / coreano: "grau de faixa-preta") por Toyama (Toyama, 1959). O nome de Yun é às vezes transliterado em japonês para In Hei Jin (Toyama, 1959). Um dos estilos de quanfa que Toyama tinha estudado em Taiwan era taijiquan, e ele é conhecido por ter ensinado isso a vários de seus alunos avançados (International Shudokan Karate Association, 2001).

Toyama Kanken teve dois outros estudantes coreanos notáveis: Yun Kwei-byung (ver seção em Yun e o Jidokwan) e Kim Ki-whang (1920-1993). Kim tornou-se capitão da equipe de karatê da Universidade Nihon após a graduação de Yun da Universidade de Nihon, e mais tarde retornaria à Coréia com uma classificação de terceiro dan (Burdick, 1997, WWK, 1983). No entanto, os registros de Toyama indicaram que Kim iria eventualmente receber um certificado de mestre por Toyama (Toyama, 1959). Kim retornou mais tarde a Coreia, onde ensinou na universidade de Sung Kyun Kwan. Ele mudou-se para Silver Springs, Maryland, nos Estados Unidos, onde ensinou tangsoodo, e mais tarde taekwondo, até sua morte em 16 de setembro de 1993 (Corcoran, janeiro de 1994).


Choi Hong-hi, fundador do Ohdokwan, declarou em uma entrevista de 2000 que Yun também ensinou karatê e quanfa no telhado de um Tokyo YMCA durante a década de 1940 (Kimm, janeiro de 2000).
Yun Byung-in com YMCA Kwonbop alunos bu

Yun retornou à Coréia após o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945. Começou a ensinar kongsoodo (coreano: "mão-de-mão vazia" / karate) e kwonbup (coreano: "arte de punho", chinês: quanfa; , 1946 no Kungsung Agricultural High School (Burdick, 1997) e pouco depois no Yunmookwan para Chun Sang-sup. Vários meses mais tarde, ele estabeleceu sua própria escola, o Seoul Kwonbup Bu no YMCA de Jong Ro em Seul (Kang e Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 4, McLain, abril de 2009).

Há algumas evidências que sugerem que Yun ensinou algumas formas chinesas (Yang e Bolt, 1982; Yates, 1991) e que ele variou o treinamento dos alunos de acordo com o tamanho do corpo (Kang & Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 4). No entanto, não existe evidência sólida de um extenso currículo baseado em chinês, nem um que empregou métodos de treinamento chinês, tais como mãos de empurrar ou exercícios de mãos pegajosas, qigong (chinês: "recolha de energia" / chi kung) ou métodos de condicionamento específicos para o bom Aplicação de formas chinesas. O legado de Yun é um pouco mais de um currículo baseado em karatê, e seu instrutor assistente foi Lee Num-suk, cuja antiga experiência de artes marciais foi o auto-estudo do karatê a partir de textos de um Funakoshi ((http://changmookwan.net/changmookwanarticles.html; Dussault e Dussault, dezembro de 1993, Madis, 2003).
Yun desapareceu durante a Guerra da Coréia, bem como seu amigo Chun, Sang-sup, o fundador do Yunmookwan (Kang & Lee, 1999: Capítulo 1, Seções 2 & 4). Kim Pyung-soo tornou-se uma autoridade líder em Yun, depois de anos de pesquisa, estudo direto de artes marciais com vários dos alunos originais de Yun e contato pessoal nos últimos anos com os membros da família de Yun. Kim relata que o desaparecimento de Yun ocorreu em agosto de 1950, depois que o Exército Popular da Coreia (KPA, o exército da Coréia do Norte) atacou e atacou grande parte da Coreia do Sul (começando em junho de 1950). O irmão mais velho de Yun, Yun Byung-du, capitão do KPA, forçou ou convenceu Yun a vir para a República Popular Democrática da Coréia (RPDC, Coréia do Norte) com ele. Yun provavelmente foi forçado, já que ele teria que deixar sua esposa e uma filha de oito meses, e finalmente terminou em um campo de prisioneiros de guerra em Gojae-do Island (McLain, abril de 2009). Os seqüestros eram comuns na Coréia durante a Guerra da Coréia e durante muitos anos após o armistício entre a Coréia do Norte e a Coreia do Sul (KWAFU, 2006; Daily NK, 2007).

Lee Nam-suk e Kim Sun-bae abriram uma escola em Seul no final da Guerra da Coréia, em 1953, chamando-a de Changmookwan. Outros dois membros do Changmookwan, que também eram estudantes seniores de Yun no YMCA Kwonbup Bu, Parque Chul-hee e Hong Jung-pyo, separaram-se do Changmookwan em 1956, abrindo uma escola chamada Kangdukkwan (Kang & Lee, 1999, Capítulo 1, Secção 4).

A pesquisa de Kim Pyung-soo mostrou que Yun Byung-in foi nomeado para ensinar kuk sool (coreano: "arte nacional (marcial)"), projetado especificamente para combate, a um grupo de elite na capital da RPDC, Pyong-yang, a partir de janeiro de 1966 Até agosto de 1967. No entanto, Yun foi dispensado desta posição no final de 1967, uma vez que o que ele estava ensinando não era um esporte. Parece que os funcionários da RPDC estavam interessados ​​em combater o crescimento do esporte sul-coreano de taekwondo com um esporte de combate próprio. Yun foi enviado de volta para sua casa anterior de Cheong-jin, onde trabalhou em uma fábrica de cimento até sua morte por câncer de pulmão em 1983 (McLain, abril de 2009).

Yun Kwei-byung eo Jidokwan
Yun Kwei-byung (1922-2000) começou seu estudo de karatê enquanto frequentava a escola secundária em Osaka, Japão. Seu primeiro professor foi o instrutor Okinawan Mabuni Kenwa (1889-1952),
 um estudante de Itosu Ankoh, Higashionna Kanryo, Arakaki Seisho, e o instrutor chinês quanfa Gokenki. Mabuni, fundador da escola Shito-ryu de karatê, foi amplamente respeitado por seu conhecimento enciclopédico de formas de karatê (japonês: kata; coreano: hyung). Outro notável estudante coreano de Mabuni foi Yun Pon-gun, que fundou a escola Shinpo-ren do karate no início dos anos 40. Esta escola foi rebatizada o Butokukan em 1963 sob seu estudante Kokichi Yoichi (Japão American Butokukai Karate Association, 2010).

Yun continuou seu treinamento de karatê sob Toyama Kanken enquanto estudava na Universidade de Nihon, em Tóquio. Ele finalmente recebeu graus de graduação e pós-graduação em medicina veterinária e pecuária (Takaku Kozi, oficial de Renbukai, comunicação pessoal, 12 de outubro de 2000). Por causa de sua educação, refinamento e habilidade de karatê, Yun se distinguiu no Japão, onde havia considerável preconceito contra os coreanos.
Em 1940, Yun estabeleceu o Kanbukan (japonês: "Korean Martial Arts Institute"), uma escola irmã do Shudokan, no distrito Kudanka de Tóquio (Sekiya, junho de 2004). Esta escola, renomeada Renbukan em 1950 por Nakamura Norio, ofereceu aulas de karatê e troca aberta entre diferentes artes marciais (Marchini & Hansen, 1998) e deu boas-vindas aos praticantes coreanos e japoneses. Outros coreanos notáveis ​​em Tóquio que treinaram regularmente no Kanbukan incluíram Mas Oyama (nome coreano: Choi Hyung-yi) que recebeu seu 4º dan do Kanbukan, o instrutor Goju-ryu de Oyama So Nei-chu e historiador de artes marciais e Zen Bai Butokukai Fundador Richard Kim (Jinsoku, 1956). Yun foi considerado um inovador em jiyu kumite (Japonês: "free sparring", coreano: jayu daeryon) e logo atraiu um grande número de seguidores em Tóquio (Nagashima Toshi-ichi, Renbukai oficial, comunicação pessoal, 19 de novembro de 1999). Nakamura Norio, um dos primeiros membros do Kanbukan, e notou o instrutor / historiador de karatê de Okinawa Kinjo Hiroshi, ambos treinados e ensinados no Kanbukan durante a década de 1940, disseram que, nos seus primórdios, o Kanbukan ensinava karatê tradicional, Sparring com armadura protetora, coreano: hogu daeryon), bem como judo e kendo (Nakamura, maio de 2000). Hoje, Yun ainda é um dos poucos coreanos encontrados nas listas japonesas de karatê, embora seu nome seja freqüentemente transliterado como "In Giei", "In Gekka", "Yun Gekka" ou outras variações próximas.
Yun era um membro ativo do mindan (japonês: "grupo público"); A associação de residentes coreanos no Japão. Mesmo durante a Segunda Guerra Mundial, ele tinha uma grande bandeira no Kanbukan que dizia: "Aliança para a Promoção do Estabelecimento da República da Coréia" (Jinsoku, 1956).

Embora outros coreanos tenham estudado com Toyama, Yun Kwei-byung e Yun Byung-in (sem relação) são os dois únicos que receberam os certificados mestres em meados da década de 1940 (Takaku Kozi, funcionário de Renbukai, comunicação pessoal, 12 de outubro de 2000; Shudokan Karate Association, 2001, Toyama, 1959). Algumas fontes escreveram que Yun Kwei-byung foi eventualmente premiado com uma classificação de sétimo dan no karate de Shudokan por Toyama (Losik, 2001).

 Em 1948, Yun retornou à Coreia (Nakamura, 2000) para ensinar a criação de animais na Konkuk University (Campeonato Mundial de Karatê, 1970). Mais tarde foi contratado por Chang Sung-sup do Yunmookwan como instrutor-chefe (Kang & Lee: Capítulo 1, Seção 2) e foi o fundador e treinador das equipes de karatê nas Universidades de Konkuk (Seul National) e Coreia (Hwang, 1995: 22, 39-40, Michael Sol, comunicações pessoais, 6 de Fevereiro de 2000).

Após o desaparecimento de Chun Sang-sup em 1950, Yun tornou-se o diretor do Yunmookwan, que ele renomeou o Jidokwan (coreano: "Wisdom Way Institute"). Se essa mudança de nome ocorreu antes, durante ou após a Guerra da Coréia ainda é um tema de controvérsia. A desordem causada pela Guerra da Coréia, incluindo o afastamento de grande parte da população da Coréia do Sul para a cidade de Pusan, no extremo sul da península, interrompeu ou adiou o treinamento regular em todas as escolas, embora algum treinamento tenha ocorrido em Pusan. Portanto, a maioria dos kwan (coreanos: "institutos"), incluindo os Jidokwan, foram restabelecidos em Seul após o fim da guerra em 1953.

Apesar do treinamento de Yun em Shito-ryu e no karate Shudokan no Japão, ele continuou a ensinar as versões de Shotokan das formas no Yunmookwan, e mais tarde o Jidokwan. Estes incluem o kiecho (coreano: "básico", japonês: kihon / taikyoku), pyong ahn (japonês: heian), passai (japonês: bassai dai), chulgi (japonês: tekki / naihanchi) Kanku / kwanku / kusanku). Essas versões tinham sido ensinadas anteriormente no Yunmookwan sob Chun, por isso é provável que Yun não viu nenhuma necessidade de mudá-los depois que Chun desapareceu durante a Guerra da Coréia. Além disso, as versões de Shotokan eram populares em muitas outras escolas em Coreia e em Japão, que fizeram a competição da forma em competiam mais simples. Durante a liderança de Yun do Kanbukan nos anos 40, as formas de Shotokan foram ensinadas às vezes junto às versões mais velhas de Okinawan, em parte a Koide Masuyoke, um Shotokan e praticante do kendo da universidade de Waseda que treinou no Kanbukan (Marchini & Hansen, 1998, Nakamura, 2000). Que Yun era familiar com as versões de Shotokan e que as ensinou como um instrutor sênior contratado no Yunmookwan, poderia explicar a influência de Shotokan nas formas de Jidokwan do núcleo (Cho, 1968, Funakoshi, 1973).

Jidokwan às vezes é transliterado "Chidokwan" na América do Norte. Essa romanização foi às vezes usada por Cho Si-hak (Henry Cho), um estudante de Yun e um dos principais proponentes do estilo nos Estados Unidos desde 1958 (Burdick, 1997/1999, Cho, 1968: 1, Cho, 2008). No entanto, Cho também usou a ortografia Jidokwan (Cho, 2008).
Yun participou ativamente das muitas discussões e esforços de unificação entre os kwan (coreanos: institutos de artes marciais) nas décadas de 1950 e 1960, incluindo a Associação Coreana de Kongsoodo, a Associação Coreana de Taekwondo ea Associação Taesoodo Coreana (Kang & Lee, 1999). : Capítulo 2, Secções 2,4 e 5). No entanto, como outros fundadores da primeira geração do karatê coreano, como Hwang Kee (Moodukkwan), Ro Byung-jik (Songmookwan) e Choi Hong-hi (Ohdokwan), Yun tinha crescentes desentendimentos com os líderes da geração mais jovem sobre a direção do karate coreano (Kang & Lee, 1999: Capítulo 2, Seções 6 e 10).
Yun Kwei-byung e Hwang Kee no 1961 Torneio de Boa Vontade no Japão.
O Jidokwan de Yun juntou-se à Associação Coreana Subakdo de Hwang Kee em 1961, na época a maior associação de artes marciais na Coréia (Hwang, 1995: 44). Yun e Hwang trouxeram equipes coreanas de karatê (integradas por membros do Jidokwan e Moodukkwan) ao Japão em 1961, 1964 e 1970 para competições de boa vontade e Campeonatos Mundiais de Karatê (Hwang, 1995, Campeonato Mundial de Karatê, 1970). Yun e Hwang também se demitiram oficialmente da Associação Taesoodo Coreana em 1962. No entanto, uma divisão no Jidokwan ocorreu em 1967, quando o instrutor sênior Lee Chong-woo (nascido em 1928) liderou um grupo de jovens membros Jidokwan para se juntar à Associação Coreana de Taekwondo Kang & Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 2).

Como outros líderes da geração mais velha do karatê coreano, Yun se viu cada vez mais marginalizado nas décadas de 1960 e 1970 (Kang & Lee, 1999: Capítulo 2, Seções 6 e 10), e se afastou do crescente movimento de taekwondo para dedicar mais tempo aos negócios S. Henry Cho, comunicação pessoal, 22 de maio de 2000). Sua morte em 2000 foi quase despercebida na comunidade taekwondo.

Parte quatro: As primeiras escolas coreanas: as escolas Maverick
Artigos anteriores da série "A tempestade da Fortaleza - Uma História do Taekwondo" discutiram cinco primeiras escolas coreanas de karatê, quatro das quais eram parte das cinco escolas originais, conhecidas coletivamente como "Oh Geh Ki Kwan" (Hwang, 1995: 21) . Todas as cinco escolas anteriormente discutidas foram conduzidas por indivíduos que haviam estudado karatê no Japão sob instrutores de Okinawa, e todos tinham ganho fileiras de pelo menos cinto preto de primeiro grau (japonês: shodan, coreano: chodan), enquanto no Japão.

Muitos outros institutos (coreanos: kwan, japonês: kan) do karate coreano foram estabelecidos de 1953 a 1971, e os líderes da maioria destas escolas eram estudantes seniores das primeiras escolas coreanas de karatê. Os líderes de muitas dessas escolas participaram regularmente em discussões sobre cooperação, unificação e estabelecimento de padrões entre kwan. No entanto, havia duas primeiras escolas que eram conduzidas por indivíduos que pareciam determinados a seguir seus próprios caminhos, a se tornarem extremamente bem-sucedidos, e cujas credenciais, práticas e associações com outros na comunidade coreana de artes marciais eram controversas desde o início.

Estilisticamente, ambas as escolas poderiam ser consideradas escolas Shotokan: utilizando métodos de treinamento e formas que são claramente baseadas no karatê Shotokan de Funakoshi. Apesar de suas relações muitas vezes instáveis ​​com outros líderes coreanos de karatê e oficiais políticos, os líderes de ambas as duas escolas se tornariam forças extremamente influentes e bem sucedidas no karate coreano. Uma dessas escolas, a Moodukkwan, foi um dos originais Oh Geh Ki Kwan. O outro, conhecido como o Ohdokwan, foi formado após a Guerra da Coréia por um general sul-coreano.

Hwang Kee e o Moodukkwan

Hwang Tae Nam (1914-2002) nasceu em 9 de novembro de 1914 em Jang Dan, na província de Kyong Ki, na região hoje conhecida como Zona Demilitarizada (DMZ) entre as duas nações da Coréia. Seu pai, Hwang Yong Hwan, foi um erudito reconhecido durante o reinado do Rei Ko Jang, o monarca da Dinastia Yi de 1864 a 1907 (Hwang, 1995, 8). Hwang mais tarde chamava-se "Kee". Hwang tinha interesse nas artes marciais desde cedo, particularmente o velho esporte coreano de taekyon (Hwang, 1995: 9-10).
Como outros coreanos de sua geração, Hwang entrou na escola primária na idade de 11 (1926) e graduou-se da escola secundária em maio de 1935. Hwang trabalhou então para a estrada de ferro Manchurian sul (SMR) de maio 1935 até agosto 1937 (Hwang, 1995: 10, 14). Baseou-se durante este período na estação ferroviária principal de SMR em Chaoyang (coreano: "Jo Yang") (Hwang, 1995: 12). Chaoyang é uma cidade localizada a cerca de 250 milhas a nordeste de Pequim, na província de Liaoning, em uma região do nordeste da China tradicionalmente chamada Manchúria ("Terra do Manchu"). De 1932 até 1945, era a nação japonesa-controlada de Manchukuo, sob a liderança cerimonial de Henry Pu Yi.

Em seu livro de 1995 The History of Moodukkwan, Hwang escreveu que estudou quanfawith com um instrutor chinês chamado Yang Kuk Jin de maio de 1936 até agosto de 1937. Hwang escreveu que ele treinou com outros quatro alunos e que ele e seu amigo (colega de SMR) Park, Hyo-pil treinados a cada dois dias, devido aos seus horários de trabalho (Hwang, 1995: 12-14). Hwang afirmou especificamente que o treinamento com Yang consistia no conhecido conjunto de exercícios Shaolin do norte conhecido como tam tui (chinês: "pernas saltando"), o Yang taijiquan (taichichuan, chinês: "grande punho final") e exercícios para Condicionado e masterização (Hwang, 1995: 14). Em uma entrevista de 1990, Hwang afirmou que estudou "o estilo Yang do norte do kung fu" com Yang (Liedke, 1990). Como Hwang descreveu Yang como tendo cerca de 50 anos de idade em 1936 (Hwang, 1995: 12), a data de nascimento de Yang teria sido na década de 1880. Portanto, ele deve ser, mas não é, um nome reconhecível na linhagem de Yang (Draeger e Smith, 1969: 35-39, Robert Smith, comunicação pessoal, 31 de dezembro de 1999, Wile, 1983: x-xx). Infelizmente, Hwang não forneceu o nome do seu instrutor em caracteres chineses, o que teria facilitado a verificação de sua existência e seu lugar, se houver, na linhagem Yang (Robert Smith, comunicação pessoal, 31 de dezembro de 1999).
Hwang foi trabalhar em 1939 para a Estrada de ferro de Chosun (rebatizada o ministério dos transportes em 1945), onde teve o acesso ao exercício e às salas de conferências, assim como à biblioteca da companhia, que teve alguns livros do karaté. Hwang escreveu que, de 1939 a 1945, estudou livros de karatê de Okinawa, e indicou que ele aprendeu formas (japonês: kata, coreano: hyung) destes livros (Hwang, 1995: 16, 18). Embora Hwang não especificou que livros ele estudou, formulários Moodukkwan tradicionais são muito claramente início Funakoshi / Shotokan versões. Alguns dos padrões, estratégias e movimentos destas formas variam ligeiramente das formas mais antigas, Okinawan Kobayashi Shorin-ryu de uma forma consistentemente única (Madis, 2003; Thomas, 1988). Isto é verdade se comparando as formas nos textos de Funakoshi de 1922, 1925 e 1935, ou assistindo a filmagens documentais do início dos anos 1930 mostrando Funakoshi na Universidade de Keio e em outras universidades (Funakoshi, 1973; Embora alguns outros primeiros livros de karatê possam ter estado disponíveis para Hwang neste momento, poucos ofereceram as descrições e ilustrações adequadas vistas nos livros de Funakoshi, nenhum foi tão facilmente disponível como Funakoshi (Noble, 1996b, Graham Noble, comunicação pessoal), e nenhum Mostrou o que mais tarde se tornaria formas Moodukkwan. Além disso, os nomes das formas de Moodukkwan ea ordem em que foram ensinados no currículo de Moodukwan correspondiam ao modelo de Shotokan.

O fundador de Chungdohwe, Lee Won-kuk, afirmou em numerosas ocasiões que Hwang estudou no Chungdohwe (Lee, 1997, Massar e St. Cyrien, 1999, Uesugi, 2000), o que é reforçado pelo uso de Moodukkwan da estrutura de classes baseada em Shotokan E métodos de treinamento. Em uma entrevista, Lee disse que conheceu Hwang enquanto ambos eram funcionários do Ministério dos Transportes (então Chosun Railway) e que Hwang treinou sob ele no Chungdohwe de 1944-1947. No entanto, Lee afirmou que Hwang não ganhou mesmo um intermediário, pre-black belt rank (coreano: gup, japonês: kyu) no Chungdohwe durante todo esse período, sugerindo que o comparecimento de Hwang foi ocasional (Uesugi, 2000).

Hwang era amigável com outros instrutores do Chungdohwe (tais como Um Un-kyu, Ko Jae-chun, e Hyun Jong-myong), assim como Yun Byung-in do YMCA Kwonbop bu e (por fim dos anos 40) Yun Kwei -byung de Yunmookwan e o Jidokwan (Hwang, 1995: 26, 28, 39). Ele pode ter promovido seu conhecimento com algum ou todos eles.

Algumas fontes (Loke, 2000) sugeriram que Hwang estudou com o futuro Renbukai e o presidente da Federação de Karatê-do-Japão, Kondo Koichi (1929-1967). Esta teoria baseou-se na associação limitada de Hwang com Kondo (Graham Noble, comunicação pessoal, 15 de setembro de 1998) e na menção de Hwang de Kondo em seus livros (Hwang, 1995: 40, Hwang, 1978). No entanto, o associado ao longo da vida de Kondo e o sucessor de Renbukai, Nagashima Toshi-ichi, que conhecia pessoalmente Hwang, escreveram que Kondo nem sequer começou o estudo de karatê até 1947 e que era um estudante de Yun Kwei-byung no Kanbukan (Nagashima Toshi-ichi , Comunicação pessoal, 19 de novembro de 1999). Além disso, o porta-voz de Renbukai, Takaku Koji, afirmou que Kondo e Hwang se conheceram pela primeira vez em 1961 (Takaku Koji, comunicação pessoal, 12 de outubro de 2000).

Alguns membros da comunidade coreana de artes marciais duvidaram da afirmação de Hwang sobre o treinamento quanfa chinês, baseado na falta de evidências (Kang e Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 3). Lee Won-kuk afirmou que Hwang não tinha nenhum treinamento (formal) de artes marciais antes de seu treinamento no Chungdohwe (Uesugi, 2000). O currículo tradicional de tangododo de Moodukkwan era desprovido de treinamento chinês, com exceção de uma forma de changquan ("punho comprido") e uma forma Yang taijiquan, que só são ensinadas a mestres de alto escalão (Boliard, 1989) e que não são complementadas Por qualquer um dos métodos de treinamento complementares chineses usuais, tais como mãos de empurrão ou qigong (chi kung, chinês: "domínio de chi").

Quando Hwang fez sua primeira tentativa de ensinar artes marciais em novembro de 1945, ele chamou sua arte hwasoodo (coreano: "arte de mão de flor"). Na História de Moodukkwan, Hwang explicou que chegou ao nome da sua arte depois de muita reflexão, e que o nome se referia em parte ao surgimento, ou "florescimento", de uma nova Coréia independente (Hwang, 1995: 24). ). Por sua própria conta, ele construiu esta arte de quinze meses de estudo quanfa, auto-estudo de taekyon como um jovem, e seu estudo de livros sobre karate Okinawa (Hwang, 1995: 9-18).

Hwang fez duas tentativas separadas para estabelecer classes hwasoodo no Ministério dos Transportes (seu empregador) em 1945 e 1946, mas em ambos os casos, seu pequeno grupo de estudantes renunciou dentro de três meses. Segundo Hwang, isso ocorreu porque os coreanos na época não tinham apreciação pelas artes baseadas no chinês, devido à sua longa colonização e doutrinação social pelo Japão (Hwang, 1995: 24-26). Se estas classes de hwasoodo são consideradas o começo de Moodukkwan, então foi fundada em 9 de novembro de 1945. Se não, então sua data de começo é 1947, quando Hwang reformou o Moodukkwan e começou a ensinar tangsoodo (Hwang, 1995: 26). No entanto, durante os próximos oito anos, Hwang continuou a se referir à sua arte tanto como tangsoodo como hwasoodo (Hwang, 1995: 29-30).

Hwang aproveitou o espaço disponibilizado a ele, com pouco ou nenhum custo pelo Ministério dos Transportes, e logo havia estabelecido muitas escolas ao longo de linhas de ferrovias. Do ponto de vista das despesas e da expansão, isso deu ao Moodukkwan uma vantagem sobre outros kwan (Kang e Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 3). Outros líderes kwan queixaram-se de que o Moodukkwan tinha fomentado o seu crescimento através de padrões excessivamente generosos de admissão e promoção, e apontou ainda numerosos casos de problemas disciplinares e comportamentais com membros de Moodukkwan (Kang e Lee, 1999: Capítulo 2, Seção 5). Portanto, apesar de sua liderança considerável, um crescente legado de estudantes notáveis, e uma reputação de defender as tradições das artes marciais (Kang e Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 3), Hwang muitas vezes se encontrou em conflito com o estabelecimento coreano de artes marciais. Inúmeras tentativas nos anos 50 e 60 para incluir o Moodukkwan na crescente comunidade de taekwondo foram infrutíferas.
Em 1957, Hwang descobriu um livro antigo intitulado Mooyae Dobo Tongji. Um próximo artigo nesta série irá discutir ainda mais o Mooyae Dobo Tongji. Este livro, que foi publicado no final de 1700, incluiu uma parte sobre o combate desarmado, indicando a existência de um estilo de luta organizado chamado subak. A partir deste ponto, Hwang começou a imaginar um estilo coreano com o nome de subakdo, e começou a se referir a sua arte como tangsoodo e subakdo (Hwang, 1995: 37, 42-56).

Hwang formou a Associação Coreana de Subakdo (KSA) em 1960, que em breve incluirá Jidokwan de Yun Kwei-byung. Por causa da amizade de Yun com os oficiais na federação do Todo-Japão Karate-faça (alguns de quem eram seus estudantes anteriores), o KSA participou em diversos tournaments em Japão entre 1961 e 1970. Segundo Hwang, por 1965, 70% da arte marcial de Coreia Os praticantes eram membros da KSA, sendo a maior parte o Moodukkwan (Hwang, 1995: 44). No entanto, em março de 1965, a maioria dos estudantes de Moodukkwan, liderada por Kim Young-taek e Hong Chong-soo, se separou da organização de Hwang para se juntar à recém-formada Associação Coreana de Taekwondo. Este foi o início de um contingente de Taekwondo Moodukkwan. Eventualmente, alguns dos primeiros estudantes notáveis ​​de Hwang também formariam organizações tangsoodo independentes.
1961 Torneio de Boa Vontade em Tóquio. Posição da fileira superior, de L a R: Hwang, desconhecido, Kondo, Yun, Nagashima, três desconhecidos. (Foto cortesia de Nagashima Toshi-ichi.)
De 1949 até 1995, Hwang Kee escreveu e publicou numerosos livros de artes marciais que continham história, informações de instrução e suas inovações e teorias técnicas (Hwang, 1995: 66-67). Hwang permaneceu o líder do original Moodukkwan e promotor de sua arte mais recente de subakdo (uma mistura de tangsoodo com mais suave, artes marciais chinesas influências) até sua morte em 2002.

Choi Hong-hi e  Odokwan
Choi Hong-hi (1918-2002) nasceu em 9 de novembro de 1918 em Hwa Dae, uma vila localizada no município de Myongchun, província de Hamgyong, no que é hoje a Coréia do Norte. Ele começou a escola primária em 1930, aos 11 anos, o que era habitual para os coreanos dessa geração. Aos 15 anos, ele também foi convidado para aulas de caligrafia com Han Il-dong, que também ensinou ao menino o antigo chute coreano e o esporte de taekyon (Gillis, 2008: 20; Kimm, 2000).
As contas pessoais de Choi indicam que ele foi enviado para Kyoto, no Japão, em 1938, para frequentar a escola secundária (Gillis, 2008: 16, 21-22 e Kimm, 2000), depois de completar o curso padrão de oito anos de educação elementar e secundária na Coréia. Choi afirmou que, depois de assistir a uma aula de karatê na Universidade Dong Dai Sa (japonês: Doshisha) em Quioto com seu amigo Kim Hyun-soo, começou a praticar karatê (Kimm, 2000). Em 1940, Choi mudou-se para Tóquio para terminar o ensino médio em uma escola de negócios. Depois frequentou a Universidade Chuo (japonês: "Central") em Tóquio. Choi afirmou que estudou karatê na Universidade de Chuo sob o fundador de Shotokan, Gichin Funakoshi, e acabou ganhando o grau de cinto preto de segundo grau (Kimm, 2000). Por sua própria conta, Choi retornou à Coréia em 1942 e que, como outros jovens coreanos, se escondeu para evitar ser recrutado para o Exército Imperial Japonês. No entanto, ele foi redigido em outubro de 1943 (Kimm, 2000).
Embora Choi tenha dito que "praticava karatê" em Kyoto (Kimm, 2000), ele não especificou o treinamento ou o instrutor, nem sua conta foi verificada por testemunho ou documentação. A maioria de artistas martial reconhecem seus instrutores e sabem seu nome completo, especial aqueles com quem estudaram por diversos anos. Além disso, eles também podem elaborar sobre o que sua instrução implicou. Todos os instrutores de karatê (até mesmo instrutores assistentes) ensinando no Japão nos anos 1920 e 1930 eram pioneiros modernos de karatê, por isso é altamente improvável que não se mencionasse o instrutor daquele período. Embora existam fontes que afirmaram que Choi estudou com um instrutor com o sobrenome de "Kim" e que ele recebeu seu cinturão negro de 1º grau de Kim (Choi, 1993: 241-274); Losik, 2003: 99; ITFinfo.com), a única pessoa chamada Kim que Choi mencionou em anos posteriores era o amigo com quem ele assistiu a uma aula de karatê em Kyoto em 1938. Não havia instrutores coreanos sob Funakoshi naquela época, e ninguém além do próprio Funakoshi A autoridade para atribuir qualquer classificação a qualquer estudante de karatê Shotokan, muito menos que de cinto preto de 1º grau.
Funakoshi 

Deve-se notar que a única instrução do karatê Shotokan que ocorreu em Kyoto foi quando Funakoshi Gichin (1868-1957) e um assistente visitariam a Academia Militar Imperial Japonesa em Kyoto. Essas visitas eram poucas, extremamente breves e a formação era muito rudimentar. Toda a instrução regular de Funakoshi, inclusive aquela conduzida por seus instrutores auxiliares, ocorreu no maior Tokyo (Funakoshi, 1935/1973: 10-11; Funakoshi: 1975: 74-75). O karatê de Goju-ryu estava sendo ensinado nos anos 30 atrasados em Kyoto na universidade de Doshisha sob a liderança de Kenwa Mabuni de Shito-ryu (1889-1952) e na universidade de Ritsumeikan sob a liderança do fundador de Goju-kai Yamaguchi Gogen (1909-1989) Com seu assistente coreano So Nei-chu. No entanto, Choi nunca mencionou estudar com esses instrutores; Sempre afirmou que sua formação foi em karate Shotokan, e não há influência Goju-ryu no legado de Choi.

Se Choi estivesse em Kyoto de 1938-1940 e em uma escola de negócios de Tóquio por até mesmo um semestre / semestre, então o mais rápido que poderia ter entrado em Chuo Univcrsity teria sido o outono de 1941. Se ele estudou karate desde então até o momento Ele retornou à Coréia em 1942, então ele ainda teria conseguido o nidan (japonês: "black belt de segundo grau", coreano: yidan) com um ano ou menos de treinamento, o que é impossível, considerando os padrões de Funakoshi. Segundo Hironishi Genshin, um dos melhores estudantes de Funakoshi nos anos 30 e 40, os alunos de dois anos de treinamento regular foram até os alunos excepcionais para obter o grau de shodan (japonês: "cinto preto de primeiro grau", coreano: chodan) (Takagi, 1989).

O famoso instrutor e historiador de Shotokan, Kase Taiji (1929-2004), afirmou, em uma entrevista conduzida pelo historiador de karatê Graham Noble, que o estudante coreano de maior graduação desse período era aquele que recebeu um segundo rank de dan e que mais tarde retornou à Coréia, embora Kase Não se lembra do nome da pessoa (Graham Noble, comunicação pessoal, julho de 2000). Esse indivíduo era muito provável o fundador de Chungdohwe Lee Won-kuk, o médico sênior de Shotokan no borne Coreia de WWII e um estudante de Funakoshi durante os 1930s na universidade de Chuo. Em uma entrevista em junho de 2000, Lee afirmou que Choi estudou karate muito brevemente na Universidade de Chuo, que ele não ganhou mesmo um grau intermediário (japonês: "kyu", coreano: "gup"), e que ele não tinha nenhuma experiência anterior de artes marciais (Uesugi, 2000). Além disso, vários líderes de Chungdohwe / Chungdokwan questionaram e negaram a extensão da experiência de karatê de Choi (Cook, 2001: 293; Kang e Lee, 1999: Capítulo 2, Seção 3).

A Escola de Idiomas Militares, que mais tarde se tornou a Academia Militar Coreana, foi criada pela administração militar dos Estados Unidos na Coréia em 5 de dezembro de 1945. Seu objetivo era o treinamento de uma nova geração de líderes militares coreanos na língua inglesa e na doutrina militar dos EUA . Esta escola aceitou recrutas coreanos do Exército Imperial japonês, do Exército de Libertação Coreano e do Exército Manchúrio. Choi assistiu a esta escola e transformou-se um segundo tenente no exército novo da república de Coreia (ROK) em 1946 (Gillis, 2008: 31). Em junho de 1949, foi enviado aos Estados Unidos para treinamento militar avançado em Fort Riley, Kansas e Fort Benning, Geórgia. Ele retornou à Coréia em junho de 1950, no início da Guerra da Coréia (Kimm, 2000).

Em seu livro A Killing Art, o autor Alex Gillis discute o envolvimento de Choi com o "Incidente de Pyongyang", uma insurreição amotinada planejada por jovens membros coreanos da 30ª Divisão do Exército Japonês. Segundo esse relato, Choi e outros líderes desta trama foram capturados e presos em novembro de 1944. Choi foi detido e mais tarde preso sob condições abismais (que resultaram na morte de alguns de seus companheiros rebeldes) pelo resto da Segunda Guerra Mundial (Gillis, 2008: 25-29). Um artigo de 2008 de Kiriyama Keiichi discute a rebelião coreana de 1944 com mais detalhes. A ideia foi concebida em Maio de 1944 por um grupo de coreanos da 30ª Divisão de Infantaria que se chamavam "Partido dos Três Mil", um nome sugerido por Kim Wan-yong, que se tornou o líder do grupo. A trama foi descoberta em 24 de outubro de 1944 através de uma dica de um soldado coreano que era amigo de um dos rebeldes. Vinte e sete membros da rebelião e um civil foram eventualmente apanhados, condenados e sentenciados, e vários desses indivíduos morreram em cativeiro. Grande parte da informação no artigo de Keiichi vem do testemunho do tenente Cheon Sang-hwa, que (como Choi) foi enviado após a Segunda Guerra Mundial para os EUA para estudar em uma escola militar do Exército e que mais tarde ensinou na Academia Militar da Coreia do Sul Keiichi, 2009). É curioso que Cheon não mencionasse Choi em seu relato, porque ele certamente teria sido bem familiarizado com Choi. No entanto, várias entrevistas conduzidas por Alex Gillis em 2002 e 2003 com o general Lim Sun-ha, que tinha conhecido e trabalhado com Choi nas forças armadas da RDC desde 1945, reforçam as alegações de Choi sobre seu envolvimento (Gillis, comunicação pessoal, 14 de julho de 2011) . Se a experiência relatada por Choi com este incidente fosse exata, certamente explicaria em parte a sua insatisfação com o general Park Chung-hee e outros líderes militares coreanos que tinham sido participantes dispostos no exército japonês, bem como civis que haviam colaborado com o Japonês.

O fundador de Chungdohwe, Lee Won-kuk, mudou-se para o Japão em 1950 por causa de seus problemas políticos com o presidente da República da Coréia, Rhee Syng-man (Lee, 1997; Madis, 2003; Massar & St. Cyrien, 1999). Este tópico foi abordado com mais detalhes no artigo um da presente série. Na época em que Lee deixou a Coréia, ele pediu a Choi para atuar como o administrador chefe temporário para o Chungdohwe. Choi aceitou a posição, logo nomeando Chungdohwe o instrutor sênior Son Duk-sung como líder da escola (Kimm, 2000). Filho atualizou o nome da escola para Chungdokwan em 1953.

Choi foi promovido ao grau de major (2-estrelas) geral em 1952 (Gillis, 2008: 31-32). Ele estabeleceu a 29a divisão do exército de ROK (chamada frequentemente a "divisão do punho") em 1953 (Kimm, 2000). Choi atribuiu a um capitão do exército de ROK e ao herói de guerra Korean nomeado Nam Tae-hi como o instrutor tangsoodo sênior com Han Cha-kyo e Ko Jae-chun como instrutores assistentes. Nam tinha treinado sob Lee Won-kuk no Chungdohwe desde fevereiro de 1946 (Kimm & Nam, junho de 2003) e ensinara tangsoodo na Escola de Sinal do Exército da RDC desde 1947 (Kang e Lee, 1999, Capítulo 1, Seções 1 e 6). Além disso, Nam tinha usado efetivamente seu treinamento tangsoodo em combate corpo-a-corpo na Guerra da Coréia (Gillis, 2008: 32-44). Han e Ko também foram altos estudantes seniores no Chungdohwe (Kimm & Nam, 2003).

Em setembro de 1954, a 29ª Divisão realizou uma demonstração de tangsoodo para o presidente da República da Coreia Rhee Syngman. Depois de assistir com grande interesse, Rhee entusiasticamente endossou a instrução da arte para todas as tropas ROK (Kim, 2000). Conseqüentemente, no final de 1954, um novo ginásio foi construído para a 29 Divisão. Choi nomeou este ginásio o Ohdokwan (coreano: "o instituto do meu caminho"), dotando-o de mais instrutores do Chungdokwan. Enquanto Choi seria o líder do Ohdokwan, Nam Tae-hi seria o instrumento pelo qual Choi poderia implementar suas idéias. Em última análise, as contribuições de Nam para o desenvolvimento e ensino do tangsoodo e, conseqüentemente, do taekwondo de Choi, seriam enormes (Gillis, 2008: 32-44; Kang & Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 6; Kimm & Nam, 2003).


Uma vez que o processo de desenvolvimento de uma arte marcial coreana com o único nome "taekwondo" tinha começado, Choi dedicou sua vida à unificação das várias escolas de karate coreano sob esse nome. Ele também se tornou um líder visionário de taekwondo, imaginando e desenvolvendo muitas novas técnicas com a ajuda de seus talentosos e dedicados seguidores. (Gillis, 2008: 51-64, 70-76, Kimm & Nam, 2003). Embora outros kwan desenvolvido muitas destas técnicas simultaneamente (particularmente inovações em chutar), Choi e seus assistentes catalogado e nomeado muitas dessas técnicas. Além de suas tentativas de estabelecer a Associação Coreana de Taekwondo em 1959, 1962 e 1965, Choi trabalhou com Nam Tae-hi e outros instrutores Ohdokwan para desenvolver o tul (mais comumente chamado hyung ou poomsae, coreano: "formas", japonês: kata) Taekwondo (Anslow, 2005, Kimm & Nam, 2003). Essas formas, especificamente referidas como as formas chang t, foram compostos em grande parte de técnicas de karatê tradicional e linhas de movimento, retendo muitas das estratégias e técnicas únicas que distinguem o karate Shotokan de outros estilos de karatê (Funakoshi, 1973; , 1988, Rhee, 1970). Isso é compreensível, uma vez que as artes marciais fundação daqueles que ajudaram na criação destas formas (todos os quais foram treinados no Chungdohwe) foi Shotokan karate. De qualquer forma, essas novas formas receberam nomes nacionalistas, baseados em famosos patriotas, generais, monges, filósofos e organizações da história da Coréia (Yates, 1988; WTF, 2002).


As forças que impulsionariam a evolução do taekwondo de suas raízes de karatê eram em grande parte políticas. As lutas políticas de Choi, relacionadas com o taekwondo, desde sua cunhagem do termo "taekwondo" em 1954 até sua morte em 2002, são muito numerosas para serem cobertas em alguns parágrafos. Um próximo artigo nesta série irá abordar os principais desenvolvimentos desta história, incluindo informações adicionais sobre Choi e Hwang Kee, que desempenham papéis cruciais nesta história.


A República da Coréia tinha sido um aliado do Vietnã do Sul e dos Estados Unidos desde os primeiros anos da Guerra do Vietnã. Choi trouxe membros do Ohdokwan para o Vietnã do Sul em 1959 para fazer uma demonstração de taekwondo para o presidente sul-vietnamita Diem. Entre 1962 e 1973, 647 instrutores de taekwondo foram enviados para o Vietnã do Sul (Kimm, 2000). A reputação da arte cresceria a partir daí, resultando em pedidos de instrutores em outros países.

Em 22 de março de 1966 Choi estabeleceu a Federação Internacional de Taekwondo (ITF), formando uma associação de instrutores em nove países diferentes. Em 1969, essa organização teria associados em 30 países (Kimm, 2000). A influência de Choi continuaria a crescer internacionalmente por mais uma década, enquanto ela iria diminuir em casa na Coréia. Em 1971, as tensões políticas chegaram a um ponto de ebulição entre Choi e o presidente / ditador Park Chung-hee e o líder de taekwondo Kim Un-yong, o primeiro presidente da KTA e diretor assistente da CIA coreana (KCIA) e da Força de Proteção Presidencial . Somando-se a esta dificuldade, a distância filosófica e política entre Choi e um número crescente de líderes de taekwondo coreanos de nova geração estava crescendo. A preocupação com a segurança de sua família e com ele próprio (por causa de assassinatos e seqüestros), bem como seu desejo de promover seu taekwondo de uma nação politicamente neutra, levou Choi a mudar-se para Toronto, Canadá em 1972 (Gillis, 2008: 103). Kim, 2000).
A ITF tinha uma afiliação declarada de mais de 20 milhões no início da década de 1970 (Anslow, 2005). Em meados da década de 1970, Choi começou a perder muitos de seus seguidores leais, incluindo seus instrutores mais confiáveis ​​da ITF, devido em parte à pressão cada vez mais coercitiva sobre seus instrutores em casa e no exterior pela KCIA e em parte autocrítica e abusiva de Choi Personalidade (Anslow, 2005, Gillis, 2008: 2-15, 180-192). Essas forças, combinadas com a decisão de Choi de promover o taekwondo da ITF na Coréia do Norte em 1980 e sua relação próxima com os oficiais norte-coreanos, alienaram ainda muitos de seus partidários mais firmes, deixando-o com apenas 10 de seus instrutores ITF de longa data em 1980 (Gillis, 2008). : 142-166, Kimm, 2000, Kimm & Nam, 2003).

Apesar do custo, a promoção de Choi do taekwondo em Coreia do Norte continuou. Choi enviou Park Jung-tae a Pyongyang durante sete meses para treinar os norte-coreanos em fevereiro de 1982. Alguns dos formandos acreditam ter sido ex-alunos do Kul sul do YMCA Kwonbop, fundador da Yun Byung-in, que havia sido seqüestrado pelos norte-coreanos em 1950 (McLain, 2009). Quarenta e quatro desses formandos foram testados e promovidos por Choi em setembro de 1982, com 19 recebendo quarto dano rank e 25 recebendo terceiro dan rank (Kimm, 2000). O crescimento da ITF na Coréia do Norte promoveu a deterioração de sua relação com seus seguidores de longa data da ITF, inclusive seu próprio filho, Choi Jung-hwa (Gillis, 2008: 183-192).
Choi publicou nove obras impressas durante sua vida. Estes incluíam grandes livros didáticos sobre a história, técnicas e filosofia do taekwondo (como Taekwondo: Arte Coreana de Autodefesa), uma enciclopédia de 15 volumes sobre taekwondo, uma brochura sobre a unificação das duas Coreias e até mesmo o seu Guia Moral.
Choi sucumbiu ao câncer em Pyongyang, Coréia do Norte em 15 de junho de 2002. No dia em que morreu, ele ditou sua vontade, nomeando Chang Ung (o representante olímpico para o taekwondo norte-coreano) como seu sucessor da ITF (Gillis, 2008: 191)

Comentários