Fujita Seiko (1899-1966) o verdadeiro ninja


uma das pessoas mais intrusivas na história mais recente das artes marciais japonesas. Depois de se ter imatrizado nas universidades de Waseda e Meiji, onde ele abandonou, ele trabalhou para uma empresa de jornais. Depois, ele começou sua carreira como Ninja profissional. As opiniões estão divididas se ele fosse um Ninja real ou um mero pesquisador da Budô. Por certas razões, o mundo dos acadêmicos se abstém de usar suas obras para a pesquisa científica com medo de ser demitido do mundo acadêmico, como Fujita pensou ter sido uma pessoa altamente não ética. A razão para isso é o trabalho dele para o exército imperial japonês e seus supostos testes da vida real de Atemi waza.
livro Fujita Seiko - Kenpô gokui atemi sappô kappô meikai
Fujita Seiko



Em sua vida, ele ensinou nos seguintes institutos ou funções:
1  Kokumin Seishin Bunka Kenkyûsho (Instituto Cultural de espírito nacional)
Kôbô Kinmu-in Jôseisho
3  Instalações de treinamento para soldados secretos do exército japonês (AKA Nakano Gakkô)
Tôyama Academy do exército japonês
Academia de Oficiais Militares  (Rikugun Shikan Gakkô)
Instalações educacionais da marinha japonesa (exististe de 1888-1945)
7 Instrutor de professores de Budô
8 Instrutor de Bujutsu na sede do Regimento de Polícias Militares em Tôkyô
9 Instrutor da polícia Bujutsu
Iwata,Fujita e Mabuni Kenwa.(fundador shito ryu)

Fujita Seiko era uma Bujutsuka e herdeira do Ninjutsu Kôga-ryû. Nascido em Tôkyô como Fujita Isamu, ele se chamou de "mestre da 14ª geração do Kôga-ryû Ninjutsu", com o apelido de "o último Ninja" (Saigo no Ninja). O próprio Fujita escreveu:
livro Fujita Seiko - Doronron saigo no ninja

Nem todo mundo pode se tornar um ninja, como se precisaria possuir as qualidades necessário. Infelizmente, não conheci uma pessoa assim. É por isso que eu sou o último ninja de Kôga-ryû.
Como hoje em dia há uma tradição viva de ninjutsu ensinado por Kawakami Jinichi, Hatsumi Masaaki e outros, é questionável se Fujita Seiko realmente foi o "último ninja" no sentido estrito da palavra. Mas pode-se dizer que este é apenas um tipo de slogan apontando para o fato de que ele foi a última pessoa ninja oficialmente afiliado às instituições governamentais.


E no Japão, Fujita Seiko é a mais famosa de todas so Ninja.


Além de ser o diretor da 14ª geração do Kôga-ryû Ninjutsu, ele também era o herdeiro de Taien-ryû Jôjutsu, Shingetsu-ryû Shuriken-jutsu, Ichiden-ryû Torite-jutsu e Nanban Sattô-ryû Kenpô. Este último consistiu em:

  1. Nanban Satto-ryu Kenpo no Jutsu
  2. Nanban Satto Taijutsu und Irimi
  3. Nanban Kenpo Toshin Sakkatsu-ho
  4. Nanban Satto Sogo Bujutsu (Kenpo, Jujutsu, Kenjutsu, Shuriken-jutsu, Hojojutsu etc.)
Além disso, ele atuou como diretor-gerente do prestigiado Nihon Kobudô Shinkôkai e como consultor do Nihon Karate-dô Kai, e também dirigiu o chamado Shûrei Tanshin-kai, que consistiu no "método de tratamento médico de psicoterapia de estilo Fujita" e "Método de treinamento de alma e corpo de Fujita".

Fujita Balançando pesos ligados ao peito. No fundo: Konishi Yasuhiro (Sôke de Shindô Jinen-ryû).


Durante a Guerra no Pacífico (1941-1945), realizou treinamento em Nanban Sattô-ryû Kenpô na Academia do Exército de Nakano (Rikugun Nakano Gakkô).
Após a guerra, ele ensinou Mabuni Kenwa (fundador da Shitô-ryû) e, além disso, vários professores de Shitô-ryû em seu Nanban Sattô-ryû Kenpô. Entre estes foi Iwata Manzô que - com exceção de Kôga-ryû Ninjutsu - tornou-se herdeiro dos estilos de Fujita.





Fujita e Iwata Durante os próximos anos, Iwata Shihan também continuou seu treinamento como "UCHI-DESHI" (discípulo principal) com o mestre Fujita e, em 1948, foi pessoalmente dirigido a aceitar todo o conhecimento hereditário e assumir a liderança de NANBAN SATORYU KENPO (um Jujutsu como o sistema de combate de luta), incluindo SHINGETSU-RYU SHURIKEN JUTSU (arte de quedas).



Fujita estabeleceu uma coleção de literatura clássica sobre as artes marciais tradicionais do Japão. Esta extensa coleção de materiais que ele legou para a cidade de Odawara, onde é armazenada hoje na biblioteca municipal (Odawara Shiritsu Toshokan) como a "Fujita Seiko Bunko". Esta "Biblioteca Fujita Seiko" é usada hoje pelos pesquisadores da história Budô.
livro Fujita Seiko - Doronron saigo no ninja

Enquanto Iwata Manzô de Shitô-ryû tornou-se herdeiro da 4ª geração de Nanban Sattô-ryû e Taien-ryû Jôjutsu, entre os outros estudantes de Fujita estavam Inoue Motokatsu (1º kaichô de Ryûkyû Kobujutsu Hozon Shinkôkai e Yuishin-ryû), Fujitani Masatoshi (2º diretor do Bujutsu Kenkyûsho, o ator Wakayama Tomisaburô (Shingetsu-ryû Shurikenjutsu) e outros.

MANZO IWATA

Comentários