Entrevista com Eihachi Ota Matsubayashi Shorin Ryu

Entrevista com Eihachi Ota (Matsubayashi Shorin Ryu)

DT: De onde você vem originalmente?

Eihachi Ota: nasci na ilha de Yaeyama, uma das ilhas mais meridionais da cadeia de Okinawa. Em um dia claro, poderíamos olhar para o sul e ver Taiwan.

DT: que tipo de educação você teve?

Eihachi Ota: Meu pai era um fazendeiro que completou sua renda trabalhando como carpinteiro. Nossa comunidade, da qual meu pai era o chefe, era muito pequena. Nunca mais de 100 pessoas. Nossa ilha era tão pequena que era quase impossível encontrar um lugar na qual você não podia ver o oceano.

DT: O que fez você se mudar?

Eihachi Ota: Meu pai insistiu para que seus seis filhos tenham uma educação, então, quando eu tinha cerca de 13 anos, nos mudamos para Naha City em Okinawa. Pouco depois, entrei em contato com o Karate.

DT: Por favor, me diga como isso aconteceu?
documentario com Eihachi Ota

EO: Bem, na verdade, nada aconteceu, suponho que você poderia dizer que acabei de ser exposto ao karatê pela primeira vez. Um dos amigos do nosso vizinho fez Goju-ryu e eles usaram um antigo kitbag do Exército dos EUA para prática de socos. Isso me interessou bastante para se juntar ao clube de karaté do ensino médio. De lá, tornei-me membro do dojo Matsubayashi Shorin ryu de Shima Sensei.
Shoshin Nagamine

DT: Shima o aluno de Nagamine?

Eihachi Ota: está certo. Shima Sensei foi um dos melhores alunos da Nagamine Sensei. Nagamine Sensei não permitiria kumite assim Shima Sensei e alguns outros abriram um dojo de ramos onde eles poderiam praticar sparring transformando parte de sua casa em um dojo. Quando comecei a treinar no final da década de 50, meus instrutores acabaram de obter suas notas de dan. O outro instrutor sênior foi Chokei Kishaba.

DT: Como era o treinamento?

Eihachi Ota: Como a vida naquela época, muito difícil. Não tínhamos dinheiro, e a comida era menos do que abundante, então seguiu nossos passatempos também eram simples e difíceis. Shima sensei não pediu uma taxa de ensino, mas esperávamos fornecer água. Okinawa é uma pequena ilha em um vasto oceano, portanto, sempre houve uma grave escassez de água potável. Às vezes, nem sequer tinha dinheiro para isso.

DT: Descreva-me, se quiser, o programa de treinamento.

Eihachi Ota: Nunca houve mais de dez membros no dojo, e no início dos anos sessenta fomos ensinados como uma classe e não individualmente como antes. No entanto, esperávamos treinar sozinhos um grande negócio; As aulas eram básicas para o instrutor corrigi-lo. Eu e meu amigo Nohara, praticamos antes do treinamento grupal, muitas vezes, batendo o makiwara por trinta minutos de cada vez. O treinamento de aula foi exaustivo e consistiu principalmente em princípios e kata. Depois da aula, fazeríamos exercícios de musculação - bancadas e agachamentos - e também usávamos o peso do treino de chi'shi como as pessoas de Goju-Ryu. Também estudamos o bo. Como tivemos uma conexão estreita com o Nagami Dojo, nunca houve um problema para conseguir um instrutor.

DT: Eu entendo que quando você terminou o ensino médio, você foi para o Japão continental.

Eihachi Ota: está certo. Um dia, Shima Sensei me perguntou o que ia fazer quando eu me formassem. Eu disse a ele a verdade - eu não tinha idéia. Ele me pediu para estudar, e agradeço o que ele fez. Pouco depois, tomei seu conselho e inscrevi-me no Instituto Eletrônico de Kamata no continente (um subúrbio de Tóquio).

DT: você ainda treinou.

Eihachi Ota: Claro, mas eu só treinei sozinho. Entre a faculdade, o tempo de estudo e os vários trabalhos necessários para manter o corpo e a alma juntos, não tive tempo para treinamento formal em um dojo. Depois de três anos, me formei e fui para casa.
Eihachi Ota

DT: Como você acabou em Los Angeles?

Eihachi Ota: Cerca de um ano depois voltei para Okinawa, mudei para Los Angeles. Comecei ajudando um instrutor de Kobayashi Shorin ryu que tinha um dojo em Olympic e Crenshaw. Neste momento, os instrutores Kubota, Oshima e Nishiyama já estavam ativos na Costa Oeste e muitas vezes eu dei demostrações para eles.

DT: Como era ser um dos primeiros no campo?

Eihachi Ota:era difícil ensinar o karatê aos americanos neste momento, e muitos instrutores modificaram o treinamento para torná-lo mais fácil e menos exigente. Eles tinham o aluguel pago e se treinaram os alunos com dificuldade quando fomos treinados de volta para casa, eles partiram e foram para um dojo "mais fácil". Os alunos queriam aprender de forma rápida e fácil, o que não é realmente possível no caso do karatê. Como resultado, houve um conflito de interesses entre os instrutores, que sabiam que os alunos tiveram que trabalhar arduamente para melhorar, e os alunos que queriam melhorar não entenderam que tinham que trabalhar muito para fazê-lo.

DT: e ainda o karate se espalhou muito rapidamente.

Eihachi Ota: Sim, sim, embora em muitos casos não fosse um karatê real! Shorin-ryu tornou-se muito forte na costa leste, mas em Los Angeles continuamos a ensinar o antigo caminho e, portanto, era difícil manter os alunos. Então eu tive um problema com as pessoas imigrantes. Eu não conseguia entender por que eles iriam incomodar comigo como eu era tão pobre, mas decidi que, nas circunstâncias, a melhor idéia seria ver um pouco mais da América. Com a ajuda de Takayoshi Nagamine, que me enviou um ingresso, fui a Ohio e, juntos, fizemos turnês para dar seminários e fazer demonstrações.
Eihachi Ota

DT: Quando você voltou para Los Angeles?

Eihachi Ota: em 73 ou 74. Meus velhos alunos e amigos me queriam de volta e me ajudaram a restabelecer-me na Costa Oeste. Eu ainda era tão pobre que eu tinha que viver no dojo. Pouco depois do karatê tornou-se muito popular e gosta de cogumelos dojo brotados em todos os lugares. Nós mantivemos isso tradicional no entanto, então não fomos afetados pelo boom. Pareceu-me que o karate mais popular se tornou o menor que o padrão foi, e quanto mais o padrão foi reduzido, o karate mais popular se tornou.

DT: Você achou isso frustrante?

Eihachi Ota:: Extremamente! Se você fez o seu melhor para ensinar as pessoas corretamente e torná-las muito fortes, eles deixariam o dojo ou até mesmo processá-lo por entrar em contato. Se você desperdiçasse seu tempo e dinheiro tomando calma e ensinando-lhes coisas para crianças, eles achavam que você era maravilhoso e treinava regularmente. É por isso que o karate deteriorou-se tanto nos EUA

DT: isso ainda é o caso.

Eihachi Ota:: foi durante muito tempo, mas começou a mudar há vários anos, e agora a tendência está sendo revertida, e o padrão está melhorando. Os alunos estão treinando mais e praticando o básico e o kata mais a sério, então eu tenho grandes esperanças para o futuro. Há também muito material bom lá fora, vídeos, livros e outras publicações sérias, que não tivemos antes e que ajudam a educar e informar.

DT: Você mantém seus contatos com Okinawa.

Eihachi Ota; Fiz por muito tempo, mas fiquei cansado da política e deixei as coisas se soltar um pouco nos últimos anos. Meus idosos em Okinawa queriam controlar tudo na América como eles voltar para casa, mas sem qualquer experiência na América, eles não entenderam a cultura e costumes diferentes e isso causou uma grande fricção. Eu ainda os respeito muito, especialmente no que diz respeito ao conhecimento do karatê, mas não tenho certeza se seus planos para o desenvolvimento do karatê no exterior funcionarão.

DT: Você já se arrepende de iniciar o karatê.

Eihachi Ota: Não, eu não. O Karate teve uma influência positiva sobre mim, e ainda assim. Eu gosto do meu treinamento e não treino se não o fizesse. Karate é para a vida, você nunca aprende completamente, você simplesmente continua praticando para melhorar. Talvez seja esse o seu fascínio.


DT: Que tal seu treinamento pessoal. Você parece incrivelmente apto!
Eihachi Ota com 69 anos, 30 de maio de 2014


Eihachi Ota: eu tenho treinado intensamente no ano passado ou assim. Eu ainda treino com pesos, corro todos os dias muito difícil, e amanhã eu estou correndo na maratona de Los Angeles.

DT: Qualquer um que tenha visto seu video "Once A Secret" quer saber onde você aprendeu o método kama gêmeo que você demonstra com um kama que se balança livre no final de um cordão. Conheço várias pessoas que compraram o vídeo apenas para isso! De onde veio esse método


Eihachi Ota: Um colega de trabalho no dojo de Shima Sensei me mostrou quando eu era um cinto marrom. Achei que era fascinante e pratiquei muito. Devo avisá-lo, no entanto, é perigoso. Tenho cicatrizes em todo o meu corpo para provar isso desde os meus primeiros dias de treino, e você precisa de boas instruções se quiser dominar.
fonte http://www.dragon-tsunami.org/Dtimes/Pages/article37.htm

Comentários