Kase, impressão de um mestre

Taiji Kase nasceu no Japão em 9 de janeiro de 1929. Ele é um dos poucos mestres que em 74 ainda permanece totalmente ativo. Casado e pai de duas filhas, ele dedicou sua vida à prática e instrução do karate-do. Ele sofreu um ataque cardíaco no dia 31 de maio de 1999, do qual ele teve que ser "re-animado" com tratamento eletro-choque e ficou por vinte dias no Hospital Americano de Paris. Isso não o impediu de continuar com seu objetivo de elevar o karate até seu pico mais alto, permitindo que todos os praticantes de Karate tenham acesso aos aspectos mais profundos dessa arte admirável e fascinante.
Taiji Kase

Quando Taiji Kase tinha 6 anos de idade, ele já tinha começado a praticar judô, obtendo seu 2º Dan em 1944. Nesse mesmo ano, ele começou a praticar karatê-do. Isso aconteceu depois de ver em uma livraria o livro "Karate-do Kyohan" escrito por Sensei Gichin Funakoshi (1868-1957). Ele ficou muito impressionado com isso porque, embora ele já sabia judô, Kendo e Aikido, ele não estava familiarizado com Karate-do. Ele então decidiu se encontrar com Gichin Funakoshi, que o levou como seu pupilo no Shotokan dojo, depois de ter sido assegurado pelo interesse do jovem kase. Taiji era então 15 anos velho e recordar aqueles dias, disse-nos a seguinte história:

"Em 1944 as pessoas que possuíam uma katana (espada samurai), uma arma de fogo ou que praticou Karate teve que informar a polícia sobre isso, porque eles consideravam uma arma, que não era o caso com as outras artes marciais."
Taiji Kase

Neste momento, ele praticava Judo e Karate. Quando ele estava prestes a obter seu terceiro dan no Judo, ele teve que parar de praticá-lo, já que o karatê levou a maior parte do tempo. E também "ele disse sorrindo" às vezes no Judo randori (combate), ele usou técnicas de Karate e não deixou que seus oponentes praticassem. Ele também praticou algum Aikido, conhecendo Morihei Ueshiba, o fundador desta arte, e Noriaki Inoue, mestre do Aikido de Shigeru Egami, ambos mestres, disse que "teve um nível incrível". O mestre Kase não só foi treinado por Gichin Funakoshi, mas também por outros mestres e instrutores, como veremos na entrevista a seguir nas páginas seguintes.


No final de março de 1945, quando tinha apenas 16 anos, ele se alistou na Marinha, juntando-se à força especial de Kamikaze. No entanto, a guerra terminou em agosto desse mesmo ano. Ele geralmente diz que, uma vez que ele poderia ter morrido na guerra e está vivo, ele nunca tem motivos para ficar triste. E isso é assim, porque você sempre pode vê-lo sorrindo ou com um humor interior especial.
kamikaze


Graduou-se na Universidade de Senshu com um diploma em Ciências Econômicas em março de 1951. Ele diz isso com alegria porque, desde que estava treinando, ele não teve tempo para se preparar para os exames, e o que ele fez foi assinar como capitão do Karaté Equipe, obtendo bons resultados.

Quando a guerra terminou, o dojo Shotokan foi destruído devido ao bombardeio. Yoshitaka Funakoshi (1906-45) morreu do pulmão Gangriene o similar e todos os seus alunos sobreviventes foram espalhados por todo o Japão. O Mestre Kase não conseguiu encontrar um Dojo para praticar, então ele voltou para o Judo, até Gichin Funakoshi juntar o grupo Shotokan novamente.
Em 1946, obteve o Shodan (1º Dan) em Karate-Do e em 1949, quando era capitão da equipe na Universidade Senshu, obteve o Sandan (3º dan). Neste mesmo exame, o capitão da Universidade Chou (Takagi) e o da Universidade Takushoku (Shimamura) também obtiveram o seu 3º Dan. O mestre Shimamura foi superior ao mestre Nishiyama que obteve Sandan um ano depois.
 aqui com dois de seus famosos alunos, Keinosuke Enoeda e Hiroshi Shirai. Kase sempre considerado como o chefe!

O Mestre Kase juntou-se a J.K.A para ser um professor profissional, que era o que sempre quis ser.
No entanto, ele sempre realizou um Karatê especial. Embora ele tenha sido instrutor principal no European J.K.A., ele sempre manteve contato com os mestres do N.K.S. (Nihon Karate-Do Shotokai), embora esses dois grupos se separassem quando Gichin Funakoshi morreu. Era normal que Kase continuasse esse relacionamento com esses dois grupos, pois seus principais professores eram Genshin Hironishi (1913-81), instrutor chefe do Shotokan Dojo e presidente do Shotokai japonês. Ele também tem um excelente relacionamento com Takagi, atual presidente da N.K.S, ambos da mesma geração e colegas de treinamento.

Kase diz que seu Karaté é Shotokan Ryu Kase Ha, que significa Shotokan com as qualidades que ele adicionou - seu toque pessoal.
1950's J Taiji Kase vs. Hidetaka Nishiyama  Kumite

No Japão, uma de suas tarefas era treinar o J.K.A. Instrutores em Kumite (combate), entre os quais: Enoeda, Ochi, Shirai e muitos outros. Algo pouco conhecido é que ele era responsável por cuidar dos "desafios" para o J.K.A.

No período pós-guerra (145-52), quando o Japão estava sob o controle da polícia americana, ele ganhou muitas lutas e acabou com a experiência de combate real. Ele menciona agora que não é o verdadeiro Budo , mas nessas circunstâncias ...
Taiji Kase
Em 1964, ele saiu do Japão para ensinar nos seguintes países:
Em 1964, ele passou três meses na África do Sul. Em 1965, ele ensinou na África do Sul com os mestres Kanazawa, Enoeda e Shirai. No mesmo ano, ele ensinou seminários nos EUA e na Alemanha. De outubro de 1965 a março de 1966, ele estava na Holanda e na Bélgica. De março a agosto de 1967, foi a Milão para ajudar o Mestre Shirai a estabelecer-se, até 1967, quando chegou à França e se instalou permanentemente em Paris.
Durante os primeiros meses em Paris, ele teve que provar a si mesmo e, portanto, teve que combater com os campeões e especialistas do Karatê francês. Pouco a pouco, ele demonstrou que seu karaté era muito superior e não tinha nada a ver com o conhecimento deles até então. De acordo com Henry Plee, pioneiro do karatê francês, uma vez que você viu Taiji Kase em ação, você o admirava e respeitava porque "ele vai diretamente à técnica essencial, para ele é apenas o meio. O que é realmente importante é o resultado".
Outra data importante é quando, em 1986, ele decidiu fechar seu Dojo em Paris e dar uma volta ao mundo ensinando sua arte
Taiji Kase

Com relação aos diferentes estádios evolutivos do karaté, ele os divide pessoalmente em: o estágio de Okinawa, japonês e Yoshitaka. E, embora ele nunca diria isso, seus alunos, seguidores e suas gerações adicionariam mais uma vez, o estágio de Taiji Kase.
Em 1989, com Hiroshi Shirai, ele fundou a WKSA (World Karate-Do Shotokan Academy). Sua principal tarefa é a educação dos faixas pretas e dos profissionais do Karate-Do Shotokan, seu principal interesse é que eles continuem a progredir e continuar a melhorar as futuras gerações.

Mesmo que o Kase controle o arsenal completo de Karate, suas técnicas de perna foram o que realmente surpreendeu todo mundo, especialmente o chute de trás e kaiten geri (chute de trás da perna dianteira [360 graus!]) Que ele criou. Além disso, ele desenvolveu as técnicas de mão aberta com movimentos rápidos, precisos, poderosos e kamae (posicionamento de preparação) outra de suas especialidades. Mas muito mais do que isso é o seu desenvolvimento dos aspectos mais finos do Budo e do Karaté em particular. Por todas estas razões, pode parecer que o Mestre Kase é apenas um guerreiro, um Samurai. Mas aqueles de nós que tivemos a sorte de conhecê-lo pessoalmente, sabemos que além de ser um Samurai, ele é uma pessoa afetuosa com uma grande personalidade e modesta, um exemplo de harmonia entre corpo e espírito.
Infelizmente, o mestre Taiji Kase faleceu em 24 de novembro de 2004 em sua casa em Paris aos 75 anos

Comentários