a verdadeira história do TKD

Choi Hong-Hi, o homem que nomeou Tae Kwon do

Os criadores da nossa arte marcial eram tão bons em mentir como estavam na organização de torneios. É notável que muitos de nós ainda acreditamos que Tae Kwon Do é antigo e que não veio de Karate nas décadas de 1950 e 1960. Um estudo recente de Steven Capener cita Chong-Woo Lee (ou Yi), que foi um dos criadores do Taekwondo Olímpico, dizendo a um jornalista em 2002 que ele mentiu sobre as origens da TKD:
Entrevistador: muitos livros de taekwondo afirmam que as raízes de taekwondo voltam ao período do Três Reino [séculos atrás]. Mesmo levando em consideração a licença poética da imaginação histórica, isso parece ser demais.
Lee: Eu era uma das pessoas que escrevia esses livros. Nós não temos mais nada para oferecer. Nos primeiros dias da tentativa de introduzir o taekwondo no exterior, se disséssemos que era uma arte marcial coreana antiga e tradicional, ganhamos alguns direitos de alegria, além disso, isso funcionou bem no exterior. No entanto, mesmo que haja semelhanças, isso não é a verdade.
Entrevistador: Nesse caso, não há semelhanças reais entre isso (o que você fez) e nossas artes marciais tradicionais?
Lee: À primeira vista pode parecer ser, mas os movimentos básicos são completamente diferentes. Portanto, na realidade, não há semelhanças reais.
Entrevistador: Isso significa que, no processo de formação de taekwondo após a libertação, não havia mais nada que o karatê? Nada foi incluído?
Lee: Essa é a única resposta honesta. Escrevi livros dizendo que o taekwondo era feito de todos os tipos de outras coisas. Mas é hora de dizer a verdade. Eu sou o único que chamou todos os instrutores juntos que estavam ensinando karatê e fizeram as formas taekwondo. Isso estava fazendo. Taekwondo está bem estabelecido agora para que possamos dizer a verdade.
Isso foi Chong-Woo Lee, líder do World Taekwondo, em 2002. No ano anterior, em 2001, Choi Hong-Hi admitiu quase exatamente o mesmo.
fonte Alex Gillis https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10156205844741294&set=a.474196956293.293839.524321293&type=3

Comentários