entrevista com HIROKAZU KANAZAWA

Hirokazu Kanazawa 10º Dan SKIF, é um dos mais experientes instrutores Shotokan do mundo, com um nome e reputação que não só Atrai milhares de pessoas para assistir a seus cursos onde quer que vá, mas ajudou a estabelecer um, se não a maior organização do mundo, Shotokan

Federação Internacional de Karatê - com mais de dois milhões e meio de membros - todos seguindo seu "Caminho".

Ele é um dos poucos ainda ensinando hoje a ter sido ensinado pelo Mestre Gichin Funakoshi. Ele era um estudante do Mestre Masatoshi Nakayama (Ex-Instrutor Chefe da Associação de Karatê do Japão). Ele fazia parte do primeiro Curso de Instrutor da JKA. Ele era um competidor altamente bem sucedido, mesmo com um pulso quebrado. Ele passou a maior parte de sua vida dedicada à promoção e desenvolvimento de Shotokan ... a lista vai sobre e sobre. É inegavelmente uma das figuras as mais importantes na história de Shotokan, e um grau enorme de sua popularidade, de seu seguinte e de seu desenvolvimento é devido a este cavalheiro que está sempre com um sorriso.
(David Saorin) Gostaria de começar por dizer um grande obrigado por fazer a entrevista. Você tem uma herança muito rica do karatê, treinando com alguns dos instrutores chaves na história do karaté. Você poderia nos contar um pouco sobre seus começos de karatê?
(Hirokazu Kanazawa) Meus começos de karate ... o colega de classe do meu irmão era um karateka, Sr.Yamashiro Hiroyoshi, e eu aprendi um pouco com ele, mas este não era meu treinamento formal de karatê. Então quando eu fui a Tóquio eu comecei na universidade de Nippon mas eu quis tornar-se forte no karate. Então eu visito todas as outras universidades em Tokyo e eu encontrei a universidade de Takushoku. Então eu comecei ao lado de muitos idosos. O Sr. Okazaki era meu mais velho; Sr. Nishiyama era meu sênior junto com muitos outros nomes. O Shihan era Nakayama Sensei.
A primeira vez que eu estava hospedado em um apartamento, mas eles me levaram para o dormitório de karatê eo treinamento era muito duro todos os dias.
(DS) Você foi parte do primeiro Curso de Instrutores JKA com Sensei Nakayama e outros ensinando. Você tem alguma boa lembrança dessa vez que gostaria de compartilhar?
(Kanazawa) O ensino de Nakayama Sensei era muito científico e muito lógico, e eu gostei, mas o treinamento era muito duro todos os dias. Sabíamos que Nakayama Sensei não gostava de cobras e ele dizia 'se você vir serpente, pegá-lo', o mesmo que eu, se eu vir um cachorro, estou com medo. Então, quando estávamos treinando e estávamos muito cansados, pegamos uma cobra pequena e colocávamos na frente do Nakayama Sensei eo treinamento terminaria.
Monstros da antiga jka

DS) O que você diria que foi a coisa mais importante que Sensei Nakayama instilou em você como seu aluno?
(Kanazawa) Nakayama Sensei era uma pessoa pequena, mas eu sou alto no Japão, porque as pessoas são menores no Japão. Nakayama Sensei gostava de mim porque eu era alto e meu favorito era chutar técnicas, chutando jodan. Ele gostou tanto e me reconheceu. Alguns mestres são às vezes felizes e às vezes não felizes, mas Nakayama Sensei estava sempre feliz.
Sensei Nakayama


(DS) Em sua escrita, Sensei Nakayama escreve sobre o uso do eixo central ao usar os quadris. Qual é a sua opinião sobre isso e como você acha que os quadris devem ser usados ​​durante a rotação e por quê?
(Kanazawa) A opinião de Nakayama Sensei é muito correta e muito científica, mas às vezes ele estuda tanto. Eixo central é ok quando vai muito rápido e se você for muito forte, mas minha opinião é diferente, eu tenho uma opinião diferente para Nakayama Sensei e nós sempre discuti-lo. (Nota do Editor - Na sua escrita, o Mestre Nakayama discute o uso do eixo central do corpo ao girar, mas Sensei Kanazawa, no entanto, defende o uso da "Teoria da Dobradiça", comumente formulada: Ao puncionar o gyaku-zuki com a mão direita, o quadril esquerdo atua como uma dobradiça , Como uma porta, e como o soco viaja para a frente que o quadril direito vai para frente shomen de hanmi, como uma porta se fechando.)

(DS) Você Sensei teve a sorte de estudar com o Mestre Funakoshi. Olhando para trás agora com a popularidade mundial do karatê, isso faz você se sentir terrivelmente feliz?
(Kanazawa) Oh sim, muito feliz. Ele era mais espiritual, tinha uma mentalidade mais espiritual, mas também entendia as opiniões dos jovens.
kanazawa sensei
(DS) Sensei Funakoshi achou que o estudo biomecânico do karate era importante ou era algo introduzido unicamente por Nakayama Sensei?
(Kanazawa) Funakoshi Sensei não queria perguntas, porque pensava Karate-Do era a educação espiritual. Mas Nakayama Sensei estava pensando, isso é muito bom e queria levá-lo por todo o mundo. Uma necessidade para a prática global do karatê era a competição. Alguns por cento de karateka queria concorrência.
Mestre Funakoshi, Funakoshi Yoshitaka e  Nakayama Masatoshi
(DS) De que maneiras você acha que a abordagem de Budo ao treinamento de Karate tem um efeito positivo sobre as pessoas como seres humanos, bem como disciplinado karateka?

(Kanazawa) Budo é muito bom para as pessoas se tornarem fortes. Você também pode apreciá-lo como você iria esporte, mas é diferente. Budo é sobre ajudar todas as pessoas a se tornarem fortes, um corpo forte e mente. O esporte é sobre o prazer e a amizade. Budo é mais sobre fazer você forte, com infinitas possibilidades, e fazendo você respeitar outras pessoas.
kanazawa sensei

(DS) Você coloca muita ênfase na respiração em seu karatê. Isso foi enfatizado enfaticamente por Nakayama Sensei ou qualquer um de seus outros idosos, ou seu estudo do Tai Chi influenciou sua atenção na respiração? Você explicaria sua compreensão de sua importância dentro do karatê?
 

(Kanazawa) A maioria das minhas técnicas de respiração foram desenvolvidas por mim, porque Nakayama Sensei queria que eu descobrir por mim mesmo. Por isso ele me enviou para aprender Aikido. Eu também comecei a estudar Tai Chi, que me ensinou como relaxar e me ensinou mais sobre a respiração. Também um Mestre de Aikido começou a treinar em karatê e estávamos ensinando uns aos outros, então eu descobri por mim mesmo.
(Houve também classes de T'ai Chi no Dojo de Hoitsugan desde o início dos anos 70. Nakayama Sensei, Kanazawa Sensei e outros instrutores sênior têm praticado regularmente com este grupo ao longo dos anos.)
kanazawa sensei

(DS) Sensei, há quanto tempo você está praticando Tai Chi e qual estilo você pratica?

(Kanazawa) Tai Chi ... Durante a minha estadia no Japão, eu estava treinando com Sensei Yang, 1968, por isso teria sido 1958 que eu comecei Tai Chi.

(DS) E que estilo você pratica?

(Kanazawa) Yang estilo de Tai Chi. (Nota do editor - O estilo Yang do Tai Chi é indiscutivelmente o estilo mais praticado do Tai Chi)

(DS) Você pode nos falar sobre o ki?

(Kanazawa) Eu acredito que o ki está localizado no centro do corpo, o tanden. Temos energia quando nascemos, e obtemos energia do céu. Além disso, auxiliares respiratórios ki. Recebemos energia da respiração, da meditação e do exercício.
(DS) Hoje muitas pessoas não usam o Makiwara, optando por usar socos ou almofadas em vez disso. Você acredita que o Makiwara ainda seja um importante aparelho de treinamento?


(Kanazawa) Oh sim para mim, muito importante. Não só faz você forte, mas mais importante é o hara, para produzir energia. Makiwara é treinamento de foco.

(DS) Você Sensei Kanazawa é um artista marcial que é popular e respeitado fora do Shotokan Karate. Como importante você pensa é integrar o karaté de outros estilos em seu treinamento de Shotokan?

(Kanazawa) Eu respeito todos os estilos. Todos os estilos têm coisas boas sobre eles, especialmente GojuRyu. Quando eu era estudante universitário, nós sempre íamos ao Sensei Gogen Yamaguchi. Eu iria visitar todos os professores, e treinados em Okinawa. Aprender e respeitar outros estilos é muito importante.
Kanazawa shotokan e morio higaonna okinawa goju ryu
(DS) Você treinou com diferentes Sensei de diferentes estilos como Seikichi Toguchi Sensei? Como foi treinar com pessoas como essas?
seikichi toguchi aluno direto de Chojun Miyagi e Seiko Higa 
(Kanazawa) Ele cuidou de mim quando eu visitei Okinawa, e nos levou a muitos Dojos lá. (Nota do Editor - Sensei Kanazawa retornou ao Japão a partir de seu ensino no Havaí depois de quase dois anos e meio em 1963. Em seguida, um grupo de vinte e um karateka, incluindo Sensei Kanazawa e Enoeda, viajou para Okinawa a experiência de karate em sua terra natal Sensei. Kanazawa em seu livro "Karate-My Life" compartilha histórias engraçadas de seu tempo lá e descreve a viagem como uma "experiência fantástica")

(DS) Você desfrutou de vitórias fantásticas como um excelente concorrente. Olhando para trás, quem diria que foi o seu maior rival competitivo?

(Kanazawa)Todos eles eram rivalidades (Rindo), e todos eles eram grandes instrutores. Nishiyama, Enoeda, Shirai, tudo brilhante.
Nishiyama sensei fazendo quebramento"tameshiwari" com Kanazawa sensei 
 Okazaki sensei

(DS) No início de suas viagens do Japão como instrutor de karatê, o objetivo principal era deixar o mundo saber sobre ele. Isso está correto?

(Kanazawa) a  JKA disse 'Você tem que ir', eu gostava muito de karatê e acho que é tão bom para tudo, para o corpo para a mente, o caráter; Portanto, eu queria dar a todas as outras pessoas. Muitas pessoas. Claro que houve também amizade entre países e Japão. Eu gostava de viajar por todo o mundo ensinando.
Enoeda, Kanazawa, Kase e Shirai.
(DS) Sensei, você está viajando para o Reino Unido para ensinar desde 1965. Como seu estilo de ensino mudou nestes anos que passaram?

(Kanazawa) Quando eu vim para a Europa, os japoneses são muito mais curtos e os europeus tendem a ser mais altos, então eu estava ensinando principalmente técnicas de chute. Por exemplo, em Empi, depois do tsuki de idade, eu usaria mawashi-geri, eu ensinaria poucas mudanças ao kata, e eles se tornaram muito bons em chutar.
                Kanazawa sensei  Sayū geri chute voador

(DS) Qual foi a sua impressão do Reino Unido quando veio pela primeira vez aqui? Como as coisas mudaram?

(Kanazawa) Inglês pessoas são principalmente cavalheiro. 'Gentleman' significado em Bushido - sendo gentil - e eles foram gentis comigo. Este é o espírito de Budo. Eu também estava muito feliz ensinando Inglês pessoas porque eles eram difíceis de formação, sem dúvida. Gostaria de perguntar-lhes 'Você tem pergunta?', Mas ao fazê-lo iria obter a resposta. Mas quando eu fui ensinar na Alemanha todos eles questionaram. Nenhuma pergunta, você tem que fazer. Ambos europeus, mas diferentes personagens.

(DS) Depois de tanto tempo nas Artes Marciais, o que você diria mantém você animado sobre aprender mais?

(Kanazawa) No futuro, eu quero descobrir ainda mais - o que você não é capaz de ver ou ouvir - eu quero olhar mais profundo, mais longe. Isso é o que me mantém treinamento contínuo.
kanazawa sensei
(DS) Você é um grande Mestre de Kobudo, incluindo muitas armas. Qual é a sua razão para isso?

(Kanazawa) Karate é a família, o irmão de muitos kobudo, kobudo de Okinawa. Bo, Sai, Tonfa, Nunchaku, muitos tipos de kobudo é a família de karatê. SKI Dojo Instrutores eles devem fazer kobudo, não só karatê. Se eles não karatê só vai melhorar lentamente. Precisamos praticar para entender a história.

(DS) Qual é a sua arma favorita?

(Kanazawa) Nunchaku e Bo.

(DS) Depois de ver sua grande demonstração de Iaido nos últimos Campeonatos do Mundo em Tóquio, você pode nos dizer por quanto tempo você está treinando nesta Arte Marcial e por quê?

(Kanazawa) Eu tenho praticado isso por um longo tempo e eu queria fazer isso por causa do espírito ... A katana é o mesmo que o espírito. Katana é muito honesto.

(DS) As pessoas dizem que as artes marciais têm uma dimensão espiritual para eles. O que você acha disso?

(Kanazawa)  Karate, ou qualquer arte marcial não é apenas sobre a técnica. A técnica é apenas física. Mas há poder interno, poder espiritual, poder mental, isto deve sempre estar em harmonia, esta é uma parte importante das Artes Marciais.

(DS) Algumas pessoas dizem que as artes marciais têm qualidades espirituais, como 'Will'. Quando praticamos técnicas, ela pode ir além do poder físico e a energia toma conta, é uma experiência espiritual. Quando você trabalha duro, você tem vontade, você tem perseverança. Anos e anos de praticar as artes marciais significa que você pode ter experiências espirituais. Você sensei estava explicando sobre uma experiência por uma árvore quando você foi embora no meio da noite ... esse tipo de experiência espiritual, você teve muitas experiências espirituais?

(Kanazawa) Você já ouviu falar de "Mente sobre o corpo" isso também é espiritual, poder espiritual e vai além da ciência. Às vezes eu sinto que posso me comunicar com a natureza ...
kanazawa sensei e seu filho
(DS) Você falou sobre seu tempo em Takushoku e quão duro o treinamento era. Como isso afetou sua vida?

 (Kanazawa)  Isso me ajudou a entender as pessoas. Isso me ajudou a entender o respeito e me deu respeito.

(DS) Por que você acha que é importante aprender as artes marciais?

(Kanazawa) Muito importante nas artes marciais é o desenvolvimento do caráter. Se as pessoas estão sempre zangadas, zangadas; A boa sorte escapa a essas pessoas. Mas se você é "obrigado", e honesto, então todas as coisas boas vão acontecer e coisas boas vão acontecer com você. Então eu sempre sou 'Obrigado, obrigado, obrigado'.

(DS) Onde você acha que o SKIF está no futuro, como você acha que o SKIF continuará desenvolvendo e se adaptando?

(Kanazawa) Concentrar-se-á no desenvolvimento das crianças, tanto física como mentalmente, ensinando disciplina às crianças. Também desenvolver outras pessoas também e manter as relações entre as pessoas em todo o mundo, fazendo melhores relacionamentos.
kanazawa sensei
(DS) Quem inspira você hoje dentro ou fora do karatê?

(Kanazawa) Há muitas pessoas, e é muito difícil escolher uma pessoa.

(DS) Você pratica muitos katas como Nijuhachiho. Por que esses katas são tão importantes que você acha?


(Kanazawa) Kata é para a educação, e é como as artes. Nas artes há muitos tipos, assim que é importante estudar todo o kata.

(DS) Qual é a origem de Nijuhachiho?

(Kanazawa) Este kata é de Shurei, como Gankaku, Chinto. Este kata desenvolveu-se a partir do garça branca e todos estes kata desenvolvidos a partir da mesma família.

(DS) Qual é o kata favorito de Sensei Kanazawa e por quê?

(Kanazawa) Eu gosto muito de Gankaku. Por isso eu queria fazer isso no segundo Campeonato do Japão, mas Nakayama Sensei disse 'Você tem que fazer Sochin', então eu fiz e eu ganhei, mas eu queria fazer Gankaku.


(DS) Posso perguntar, o que você acha do WKF Sports Karate?

(Kanazawa) O esporte ok, mas o esporte eo Budo são muito diferentes. O esporte é o mesmo que um macho e Budo é o mesmo que uma fêmea, tanto humana quanto muito diferente. Masculino e feminino são opostos, o mesmo que esportes e Budo. Pensamento oposto.

(DS) Podemos apenas dizer um enorme obrigado por esta entrevista, e nós desejamos a você e SKIF todo o sucesso para o futuro! Muito obrigado a Akita Sensei por sua tradução.
(Kanazawa) OSS

Comentários