Entrevista com Zenpo Shimabukuro




Dragon Times: Por favor, explique a relação de seu pai com  Chotoku Kyan sensei.

Zenpo Shimabukuro: Meu pai estudou com Kyan mais do que qualquer outro estudante. Ele era um padeiro e ele entregou os bens de panificação diariamente para a área onde Kyan sensei viveu e recebeu instrução dele em sua casa. Meu pai só treinava com Kyan sensei. Ele não tinha outro professor.

Dragon Times: Quando ele (seu pai) começou a treinar com Kyan sensei, e por quanto tempo ele treinar?

Zenpo Shimabukuro: Meu pai começou a treinar com Kyan sensei em aproximadamente 1930. Meu pai e mãe tinham se mudado para Chatan Filho de Shuri neste momento. Ele treinou com Kyan sensei até que a guerra começou. Os alunos que Kyan tinha antes do tempo de meu pai, como Aragaki e Taro Shimabukuro, tinham morrido antes que meu pai começasse a treinar. A única outra pessoa a treinar durante algum tempo com Kyan sensei foi Nakazato Joen sensei, que treinou no Kadena High School por seis anos antes da guerra.
Chotoku Kyan e Seus alunos

Dragon Times: Naquela época, como o treinamento diferiu do treinamento moderno em Okinawa, por exemplo, ou no Japão continental moderno?

Zenpo Shimabukuro: Meu pai entregava bens de panificação diariamente e recebia instruções do Kyan sensei numa base privada. Ele aprendeu o kata apenas que é muito diferente do treinamento moderno em classes de grupo. Meu pai começou a usar a abordagem moderna em 1959 com aulas sendo centradas em torno de kihon e kata. Nos primeiros dias, esperava-se que o aluno se desenvolvesse fisicamente e o professor só desse instruções sobre as técnicas de kata.

Dragon Times: Como é que o seu karate diferem de outros Shorin estilos baseados?
Zenpo Shimabukuro


Zenpo Shimabukuro: Há três diferenças no karaté de Kyan comparado aos outros estilos de Shorin Ryu em Okinawa. Um, o shiko dachi é amplamente utilizado. Kyan usou uma versão mais curta de um shiko dachi comparado a Goju Ryu. Ele usou essa postura para a mobilidade e gerando torção do quadril. Dois, o sensei de Kyan não usou o soco cheio da torção mas um perfurador de torção de três quartos. Três, Kyan sensei enfatizou torcer a bola do pé com o toque do quadril. Ele também colocou grande ênfase em grandes movimentos corporais movendo-se para o adversário ou saltar para longe e, em seguida, pulando para trás dentro


Dragon Times: As diferenças resultam diretamente do ensino de Kyan sensei, ou da evolução natural ao longo do tempo?

Zenpo Shimabukuro: Como eu disse anteriormente, meu pai só tinha um professor e ele disse que essas eram as coisas que Kyan disse que eram as mais importantes. A maioria de Shorin Ryu é toda a mesma mas estes eram técnicas do sensei de Kyan que os outros estilos de Shorin Ryu não usam. Ele também fez Chinto diferente em que ele se moveu em ângulos de quarenta e cinco graus. Foram outros Shorin Ryu estilos mover para a frente e para trás. Kyan sensei também tinha Seisan em seu karatê e os outros Shorin Ryu estilos de Itosu sensei não manter Seisan.

Dragon Times: Presumivelmente você é muito jovem para ter qualquer memória pessoal de Kyan sensei!

Zenpo Shimabukuro: Isso é correto. Eu nasci em 1943 e Kyan sensei morreu em 1945.

Dragon Times: Eu entendo que Kyan sensei era um membro do Karate Kenkyukai em 1918 com Gichin Funakoshi e outros, você tem algum conhecimento disto.

Zenpo Shimabukuro: Eu ouvi sobre este grupo, mas eu não tenho conhecimento do que eles fizeram. Isso foi antes de Kyan sensei se mudar para Kadena e eu sei que ele estava morando na área de Shuri naquela época.

Dragon Times: Eu tenho as datas para Kyan sensei como 1870-1945, isso é correto? Eu também entendo que ele nasceu em Gibo Village, Shuri, mas se mudou para Kadena quando ele era jovem. Por favor, confirme isso.

Zenpo Shimabukuro: Sim, essas são as datas que me foram ditas. Kyan sensei mudou-se para Kadena por causa das dificuldades econômicas que sua família estava passando, mas não foi quando ele era jovem. Foi depois que ele se casou e teve filhos em Shuri. A melhor suposição é em algum momento depois de 1910, mas antes de 1920.

Dragon Times: Hoshu Ikeda diz que as idéias de Kyan sobre treinamento e luta real estão gravadas no livro de Nisaburo Miki Kempo Gaisetsu publicado pelo Instituto de Karate da Universidade Imperial de Tóquio, em 10 de janeiro de 1930. Você sabe se isso está correto?

Zenpo Shimabukuro: Eu não tenho conhecimento desta informação. Eu gostaria de ver se possível. Muitas pessoas afirmaram treinar com Kyan sensei, mas ele tinha apenas alguns alunos. Nunca ouvi falar desse cavalheiro.

Dragon Times: Você sabe do incidente em Taiwan com Shinzo Ishida, e você está ciente de qualquer fotos tiradas naquela época de qualquer Kyan sensei de Ishida?

Zenpo Shimabukuro: Eu ouvi as histórias, mas meu pai não me disse sobre isso. Eu não tenho fotos de Kyan sensei em Taiwan e não sei de nenhum.

Dragon Times: A que idade você começou a treinar?

Zenpo Shimabukuro: Eu comecei a treinar com a idade de nove anos. A maioria dos okinawenses não começaram a treinar até os dezesseis anos, mas desde que meu pai era professor, comecei cedo.

Dragon Times: Com quantos professores você estudou?

Zenpo Shimabukuro: Estudei com meu pai e, antes de morrer em 1969, comecei a estudar com seu bom amigo Nakama Chozo sensei. Continuei treinando com o sensei Nakama até morrer em 1974. Aprendi o kata Pinan, Naifanchi, Jion e Passai Gwa do sensei Nakama e ele aprendeu esses katas de Chibana sensei. Eu visitei e estudei com muitos dos professores mais velhos após a morte de meu pai, mas eu só aprendi sobre história e teoria da técnica deles. Eles estavam felizes em me dar informações porque eram amigos próximos de meu pai.
 Zenryo (pai de Shimabukuro) e Chibana Chosin (shorin ryu kobayashi)


Dragon Times: Que forma tomou seu treinamento?

Zenpo Shimabukuro: Meu pai começou a me ensinar e meu primo, Zenji, kata, mas depois decidiu fazer um conjunto de exercícios kihon para ajudar a desenvolver-nos. Ele criou o uso do kihon renshu para novos alunos antes de começar o kata. Treinamos em kihon, kata, kumite e treinamento físico com pesos e makiwara. Meu pai colocou grande ênfase no treinamento de kata e aplicações do kata. Eu aprendi o kata Seisan, Ananku, Wansu, Passai, Gojushiho, Chinto, Kusanku eo kata Wanchin que meu pai criou. Eu também aprendi a Tokumine no kun kata de meu pai. Todos esses katas foram aprendidos com Kyan sensei por meu pai, exceto pelo kata Wanchin.

Dragon Times: Quantos katas existem na sua escola, por favor, nomeie-os e liste a ordem em que você os ensina?

Zenpo Shimabukuro: Nós ensinamos os sete katas de Kyan sensei. Eu também comecei a ensinar o kata Fukyu há vários anos e eu ensino o kata que aprendi com o Nakama sensei depois que um aluno esteve comigo por muitos anos.

Dragon Times: Quanta ênfase você coloca no desenvolvimento do corpo, por exemplo, treinamento makiwara, hojo undo, pesos, etc.?

Zenpo Shimabukuro: Nos velhos tempos fizemos treinamento de makiwara e musculação todos os dias. Tivemos aulas seis dias por semana e colocar uma grande ênfase no treinamento do corpo. Hoje não enfatizamos esse tipo de treinamento demais. Os alunos só vêm para a formação de um par de dias por semana e eles precisam aprender as técnicas de karatê, enquanto eles estão em treinamento. Eu continuo treinando a maneira velha como fazem a maioria de meus estudantes sênior mas os estudantes mais novos não treinam esta maneira.
Zenpo Shimabukuro batendo Makiwara


Dragon Times: Em que fase você ensina os alunos bunkai?

Zenpo Shimabukuro: Bunkai, ou ti chi ki, em Okinawa Hogen é muito incompreendido hoje. Muitas pessoas pensam que isso é um segredo, mas nós começamos a ensinar bunkai desde o início do treinamento. O bunkai ou demonstração do que você está fazendo é continuamente demonstrado na minha escola. Há muitas maneiras de aplicar todas as técnicas e os alunos vêem isso a partir do movimento mais simples no início até que tenham adquirido experiência para ver os movimentos em uma visão diferente.

Dragon Times: Quão importante você se sente um conhecimento de bunkai é?

Zenpo Shimabukuro: Para entender o que você está fazendo com seu corpo é muito importante, mas mais importante é o treinamento do corpo. Treinamos o corpo a mover-se sem pensar. Eu acredito que você pode pensar muito sobre bunkai. Treine o corpo ea mente juntos. A mente vai esquecer, mas se o corpo é treinado corretamente não vai esquecer.

Dragon Times: Seu estilo inclui grappling, restrição e técnicas de quedas?

Zenpo Shimabukuro: Sim, todos os estilos de Okinawa têm este tipo de técnicas, mas a ênfase é colocada no golpe. Uma vez que você desenvolveu a boa evasão e as habilidades impressionantes quedas torna-se fácil. Além disso, se você treinar as técnicas de Karate tradicional corretamente é muito difícil aplicar técnicas de quedas em voce.
zenpo shimabukuro  e seu filho

Dragon Times: Notei que as versões do kata que você demonstra parecem antigas, mas muito mais dinâmicas e poderosas que o kata "moderno". Você pode explicar isso para nós?


Zenpo Shimabukuro: Sim, Kyan sensei acreditava em ter movimentos poderosos. O kata mais velho desenvolveu um corpo poderoso para que você pudesse usar os movimentos em combate. Acho que o kata de hoje é mais ginástico. Os movimentos de kata modernos são bonitos e atléticos, mas duvido utilidade em combate.

Zenpo Shimabukuro

Dragon Times: Sua escola inclui treinamento de armas (kobudo) e, em caso afirmativo, qual é a fonte?

Zenpo Shimabukuro: Nós só praticamos o bo. O Tokumine no kun kata que foi dado ao meu pai de Kyan sensei. Nós não estressamos o bo mas mantivemos isto como parte de nossa cultura e também é muito bom ajudar com o desenvolvimento de corpo de nosso karate.

Dragon Times: Que futuro você gostaria de ver para sua escola?

Zenpo Shimabukuro: Gostaria de o tesouro cultural de Okinawa espalhados por todo o mundo. Eu tenho trabalhado muito duro para os últimos dez anos espalhar nossa arte através não somente de nossa associação internacional Okinawan de Shorin Ryu Seibukan mas com a participação no karaté de Okinawan / Kobudo Rengokai.

Dragon Times: Como você planeja alcançá-lo?

Zenpo Shimabukuro: Vou continuar a viajar e ensinar a tantos países estrangeiros que eu puder e vou continuar a trabalhar com o Rengokai junto com meus alunos mais velhos.



Comentários